O que é QR Code?
Antes de mais nada, para quem não está familiarizado, o que é QR Code (Quick Response Code)?
É um tipo de código de barras desenvolvido pela Denso Wave (subsidiária da Toyota) capaz de armazenar muitos dados.
Por que é “um tipo de código de barras”? Porque têm função similar, mas o código de barras tem ampla utilização no setor varejista enquanto o QR Code ganhou muito mais aplicações.
O Código de Barras codifica informações para ser lido por uma máquina que cruza a informação ali codificada com as informações de um BD (banco de dados) que é de fato onde estão as informações relevantes do produto (descrição, preço, etc.).
De onde veio o QR Code (Quick Response Code)?
Na medida em que mais e mais se popularizou o uso do código de barras, mais suas limitações vinham à tona. A despeito de possuir vários tipos distintos para diferentes aplicações (EAN com 13 dígitos é usado no varejo, DUN-14/ITF-14 com 14 dígitos utilizado para fretes, CODE 11 com 11 caracteres usado em telecomunicações, etc.) a simplicidade da sua estrutura mostrava também sua grande fragilidade.Para atender a um mundo com necessidade cada vez maior de informação visual, o fato do código de barras ser limitado a um pequeno conjunto de caracteres alfanuméricos é um forte indicativo de sua fraqueza, isso tornou necessário o desenvolvimento de um novo código.
Além de informações sobre determinado produto (descrição, preço, foto, etc.) o QR Code possibilita uma leitura mais dinâmica direcionando o consumidor para um endereço WEB (site) onde lhe é apresentado todas as informações do produto, tais como especificações técnicas, vídeos com explicações sobre o modo de usar e as facilidades de uso, aplicações a que se destina e cuidados ao utilizá-lo ilustrando cada caso com fotos, descrições detalhadas, manuais, preço, peso, formas de pagamento, etc., essa riqueza de dados e informações lhe habilitaram para substituir com vantagens o seu antecessor.
Onde é utilizado o QR Code
São exemplos de uso intensivo da aplicação do QR Code: controle de estoque, transmissões de informações, etiquetar produtos, transações bancárias, marketing e vendas. Outra possibilidade explorada pelas empresas é atender o desejo do consumidor e fazer com que ele acesse as páginas de desconto, as especificações de produto, instruções
de montagem buscando suprir e valorizar os aspectos visuais das embalagens e de suas utilizações valorizando a experiência do consumidor. Outros exemplos são: uso em cardápios de restaurantes, em cartões de visitas, mostrando na tela de TV´s para acesso direto dos consumidores enquanto assistem a um determinado programa.
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a criar seu QR Code, várias pagas, outras gratuitas, dentre elas pode usar o CANVA que tem também a função.