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Software as a Service: entenda tudo sobre o modelo de negócios SaaS

Software as a Service

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O modelo de negócios Software as a Service (SaaS) ganhou popularidade nos últimos anos, principalmente por meio de plataformas como Netflix (streaming de vídeo), Spotify (streaming de música) e Dropbox (armazenamento em nuvem).

Como você pode ver, este tipo de tecnologia está presente em diferentes áreas do mercado. Aparece em segmentos relacionados ao lazer, sistema de gestão, gestão da área jurídica, entre outras áreas onde a tecnologia é utilizada na prestação de serviços.

 

O que é um Software as a service (SaaS)?

 

SaaS, ou Software as a Service (Software como serviço, em português), é um modelo de uso de software baseado em nuvem. Nele, o sistema é hospedado remotamente e pode ser acessado pela internet.

O fornecedor/desenvolvedor do aplicativo o fornece por uma taxa mensal, trimestral, semestral etc. como um serviço, não um produto. Em geral, não há necessidade de instalá-lo em computadores, pois funciona totalmente online.

A empresa ou pessoa que emprega esse tipo de programa geralmente paga para usar os recursos de que precisa, pois nem sempre é necessário que todos os recursos do sistema sejam adquiridos. O provedor costuma organizá-los em pacotes com preços e funções diferentes.

Existem também modelos SaaS que são gratuitos, mas oferecem extras – incluindo personalizações, novas contas de usuário e espaço de armazenamento adicional – por uma taxa.

Software as a Service
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Como funciona um Software as a service (SaaS)?

 

Conforme mencionado anteriormente, as informações e processos do sistema são acessados ​​online, enquanto esses elementos são gerenciados centralmente.

Os aplicativos SaaS também tendem a se adequar ao modelo um-para-muitos. Um para muitos, pois os serviços, o design e as funções são os mesmos e são oferecidos a um grande número de empresas/clientes.

A propósito, existem soluções que possuem Application Programming Interfaces (APIs) ou Interface Application Programming, para possíveis integrações com softwares externos.

As APIs correspondem a um conjunto de padrões/rotinas definidos por um sistema para o uso de seus recursos por aplicativos que não estão envolvidos nos detalhes de sua implementação, mas usam seus serviços.

Resumindo, um software SaaS é recomendado para empresas que não têm um servidor ou espaço físico porque é fornecido pelos servidores do seu fornecedor. O cliente paga por um pacote, pelo que deseja usar ou pela versão que deseja ter acesso a determinados recursos, número de logins, volume de tráfego suportado etc.

Abaixo, listamos alguns pontos importantes sobre o modelo Software as a service (SaaS).

 

Disponibilidade

 

Uma plataforma SaaS geralmente tem um alto nível de Service Level Agreement (SLA) e atinge uma disponibilidade de 99,9%. Isso ocorre porque o fornecedor ou desenvolvedor também é responsável por manter a solução operacional e acessível. Para isso, conta com uma equipe especializada de especialistas em TI dedicados a esse objetivo.

 

Acessibilidade

 

Depois que a empresa/pessoa registra e emprega um SaaS, ela recebe os dados de acesso do sistema.

A partir daí, você pode acessar sua conta em qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenha uma boa conexão com a internet e equipamentos adequados (computador, tablet, smartphone etc).

Dependendo do modelo de contrato, vários funcionários da empresa podem usar a solução ao mesmo tempo com diferentes autorizações de acesso e diferentes recursos.

 

Atualizações frequentes

 

Um SaaS recebe atualizações constantes para corrigir bugs e vulnerabilidades que permitem ataques cibernéticos e outros riscos aos dados de seus clientes.

Muitas dessas modificações também agregam inovações tecnológicas para tornar o sistema mais completo e benéfico para os usuários.

 

O Software as a service (SaaS) é igual ao modelo de assinatura?

 

SaaS não é o mesmo que modelo de assinatura, mas você pode usar este sistema de pagamento para gerar receitas recorrentes. Afinal, Software as a Service está oferecendo uma solução como se fosse um serviço em que o cliente paga para ter acesso a ela (ou a seus recursos).

Este pagamento pode ser feito numa base mensal a partir da qual é entregue ao incorporador possibilita ganhos constantes enquanto durar a relação com o cliente.

Nesse caso, uma empresa que precisa administrar sua estrutura organizacional pode, por exemplo, alugar um ERP por assinatura para utilizá-lo por vários meses.

Antes continuarmos, é necessário entender o que é ERP ou Enterprise Resource Planning.

Esta solução é utilizada pelas organizações para gerenciar seus recursos e processos de forma a integrá-los. Desta forma, cada gestor tem acesso a dados centralizados que facilitam a compreensão do que está acontecendo nos diferentes setores, atividades e em toda a empresa.

Com alguns modelos de assinatura de ERP, é possível eliminar o custo de aquisição de licenças de uso.

Quando se trata de aluguel de pacotes, existe uma incorporadora que oferece descontos progressivos, ou seja, quanto mais pacotes, maior o desconto recebido.

É importante notar: em SaaS, ele não precisa ser implantado em toda a empresa, pois o software geralmente é intuitivo e fácil de usar.

 

Vantagens em usar um Software as a service (SaaS)

 

São muitas as vantagens em usar um SaaS, listamos as mais importantes abaixo, confira:

 

Redução de custos com as licenças e a manutenção

 

Com o SaaS há redução ou até eliminação dos custos de aquisição de licenças. Isso porque o consumidor/empresa paga pela assinatura do serviço, ou seja, pelo seu acesso e não por ele – como se fosse uma mercadoria.

Outro ponto onde os custos podem ser reduzidos é com a compra de servidores e infraestrutura de TI (ou um data center) para dar suporte ao sistema conforme o acesso remoto será acessado.

Isso ajuda a economizar recursos não apenas monetários, mas também físicos.

Além disso, mesmo as empresas que precisam utilizar os programas por um determinado período de tempo ou apenas por um curto período controlam seus gastos com essas tecnologias, uma vez que basta se inscrever em qualquer sistema desejado pelo período de tempo necessário. Resumindo, há economia em:

  • Custo de aquisição de licença;
  • Total Cost of Ownership (TCO), ou Custo Total de Propriedade;
  • Manutenção de equipamentos — vale destacar que o gasto médio com substituição/expansão da capacidade, com suporte a operações contínuas e manutenção pode envolver até 72% do orçamento de TI de uma organização;
  • Conservação e climatização de sistemas físicos, uma vez que não é preciso manter ares-condicionados e investir em produtos de higienização no hardware necessário para que o sistema permaneça ativo.

 

Segurança de dados e versões novas

 

Conforme mencionado acima, as atualizações constantes em um sistema SaaS ajudam a aumentar a segurança das informações contidas neste software.

Desta forma, não há necessidade de comprar pacotes ou versões novas e mais protegidas, pois correções e melhorias são constantemente adicionadas ao programa.

 

Mobilidade

 

Não importa onde você esteja, tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet para obter as informações que deseja do sistema ou até mesmo para realizar uma operação. Mesmo em feriado à noite ou domingo à noite, independentemente do dia e da hora.

 

Alto nível de personalização

 

Uma solução SaaS pode ser adaptada às necessidades da empresa. Isso pode ser feito por meio de seus recursos, que em certos casos são adaptados aos desejos da organização. Em outras palavras, o programa pode ser adaptado às especificidades da empresa.

A personalização também começa com a assinatura do serviço, já que os desenvolvedores geralmente oferecem pacotes com recursos básicos ou avançados que podem ser assumidos pela empresa conforme necessário.

 

Entrega de indicadores

 

Outra vantagem é receber e analisar indicadores disponibilizados pela própria plataforma.

Geralmente, baseiam-se em métricas de excelência ou nos indicadores mais utilizados do segmento atendido. Eles também podem ser selecionados com base em como os clientes os usam.

Na verdade, muitos recursos e personalizações para um sistema SaaS são feitos com base nas classificações de uso da solução pelas empresas e também com base em suas sugestões.

Por isso, o desenho e a estrutura operacional do programa estão constantemente alinhados a modelos que tragam os melhores resultados para clientes, como as empresas que os utilizam.

 

Previsibilidade de custos

 

Outro ponto importante é a previsibilidade de custos, pois quem contrata um Software as a service sabe exatamente quanto vai pagar por mês, o que nem sempre é possível com uma infraestrutura própria.

Eventualmente, quando isso acontece, podem surgir problemas que exigem recursos adicionais e aumentam o custo da tecnologia necessária para manter o programa em execução.

Para o setor financeiro, saber quanto você vai pagar a cada mês ajuda a planejar melhor, ou seja, facilita a definição de orçamentos e o planejamento de contas da empresa.

 

Boa escalabilidade

 

Normalmente, a contratação de um pacote Software as a service é baseada na demanda da empresa.

Se precisar de mais recursos ou espaço de armazenamento, ele pode migrar para pacotes com mais opções para atender a essas novas necessidades. Assim como, realizar um downgrade quando necessário.

 

Integração entre sistemas off-line e online

 

Existem soluções Software as a service que podem ser integradas aos sistemas da própia infraestrutura da empresa, para facilitar o fluxo de informações e a gestão dos processos.

Existem também programas de terceiros que podem ser compatíveis com a solução do contrato, como é o caso de aplicativos de corretor de pagamento em e-commerce SaaS. Por exemplo, PagSeguro e PayPal.

 

Desafios dos Software as a service (SaaS) no Brasil

 

De acordo com o estudo citado acima, mais de 71% das organizações Software as a service no Brasil trabalhavam com recursos/investimentos próprios no momento de sua implantação.

Dos participantes, mais de 60% (das empresas) cobriram seus custos de aquisição de clientes (CACs) em menos de 6 meses. As startups brasileiras também apresentam saúde financeira positiva. Isso ocorre porque 67% delas têm uma relação entre Valor do tempo de vida do cliente e CAC (LTV/CAC) maior que 3.

Ou seja, o valor que um cliente gera no relacionamento com a empresa é mais do que três vezes o seu custo de aquisição. No entanto, existem alguns desafios para as empresas de Software as a service.

Por exemplo, a legislação, como muitos têm modelos inovadores que nem sempre estão em conformidade com as regras, é necessário fazer ajustes. Além disso, a maioria deles trabalha por conta própria, mas o volume de investimento estrangeiro neles aumentou, o que pode ajudá-los a expandir seus negócios.

Vale ressaltar que, no Brasil, o modelo Software as a service é o mais utilizado em Cloud Computing em empresas, levando a uma preferência de 73% dos participantes em um estudo da Capgemini. Os dados mostram que se tornou popular entre as organizações, em grande parte devido aos seus benefícios.

 

Agora que você tem informações valiosas sobre o que é um Software as a service (SaaS), pode colocá-las em prática no seu negócio! Esperamos que as informações contidas nesse artigo sejam úteis para você, e se precisar, nós da SEA-ADS E-Marketing podemos te ajudar!

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