Basta um clique e você ja está conectado com o mundo e isso se tornou realidade atraves da internet!
A internet contém uma quantidade de informação inimaginável nesse universo digital, e nele se encontra de tudo, desde aulas de processos estocásticos até receita de bolo da vovó, passando por informações de como trocar uma resistência de chuveiro ou instalar ladrilhos, isso é bom? Isso é maravilhoso!
Entretanto, imagine que você vai no seu “quarto de bagunça” e quer encontrar um determinado item, por exemplo, uma tiara que sua filha usou na última viagem para Campos do Jordão (um ano atrás), com grande probabilidade você irá sofrer muito para encontrar tal item no meio de tudo que foi empilhado ao longo de um ano, mas a tiara está lá! O problema é encontrar.
Isso é o que acontece (em uma escala estupidamente maior) quando você precisa encontrar algo naquele mundo digital a que nos referimos, é aí então que os mecanismos de busca são imprescindíveis.
Existem muitos mecanismos que executam essa função, webcrawler, yahoo, bing e o principal google, entre outros.
Grande parte das transações hoje em dia são realizadas entre empresas que são encontradas na encontradas na internet, empresas de varejo, consultorias, planos de saúde, escolas de línguas…
Para quem não lembra, isso equivale às páginas amarelas que existiam nas listas telefônicas, é meu caro, já houve uma época em que essas listas existiam… Nas listas telefônicas as empresas pagavam para o editor inserir sua propaganda, para que? Para poder serem encontradas. Hoje essas páginas amarelas estão na internet, a propaganda está nos sites e o editor da lista é o google, isso significa que se a empresa não é vista pelo google, a empresa não existe! As empresas precisam se preocupar em estar na internet para serem encontradas. Só para isso? Não.
Algumas vantagens de sua empresa estar na internet, além de ganhar visibilidade:
Quando você publica um site na internet você mostra a empresa para o mundo, literalmente. Pessoas no Japão, na Rússia, no Canadá poderão acessar o seu conteúdo e interagir com sua empresa, comprando ou vendendo e no entanto não há interesse por parte dela de se relacionar com o mundo inteiro, o principal mecanismo de busca, o google, permite que você limite geograficamente o seu anúncio, mostrando nas regiões em que você tem interesse e restringindo onde esse interesse não existe.
Isso é possível de fazer também utilizando outros critérios além dos geográficos, por exemplo, por idiomas, em determinados dias da semana ou em horários específicos, por tipo de dispositivo do usuário (smartphone, tablet, etc.), essas possibilidades tornam sua utilização extremamente eficiente.
Dependendo do segmento em que se encontra sua empresa você poderá precisar fazer restrições para otimizar seu custo e segmentar o público que você quer atingir, possibilitando que sua empresa ganhe uma presença online de destaque para esse público, conseguindo engajamento e fidelização dos clientes além de outros benefícios.
O engajamento e fidelização são como o “imãs de geladeira”, quem tem um daqueles grudados em sua geladeira sabe: precisa repor o produto ou comprar outro fornecido pela empresa? Não há consulta a fazer a não ser aquela de olhar para o ímã pendurado na porta da geladeira ou acionar o telefone, whatsapp ou e-mail previamente gravado no smartphone e fazer o pedido.
O objetivo final das empresa é colocar o seu imã (com os dados de contato) na geladeira de cada cliente que o descobre na rede.
A ferramenta para alcançar esse objetivo é o marketing digital e o nome desse lugar na rede é posicionamento digital. E é aqui que se encaixa o grande motivo para sua empresa se posicionar na web.
Concluimos que se a sua empresa não esta nesse universo digital, pode ser que outras estejam a frente com as informações com facilitade e direto para o seu consumidor.
O que achou do conteúdo? Comenta aqui, como sua empresa anunciava nas páginas amarelas? (sem dedurar a idade em! rs)
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Um grande abraço!