O ROAS serve para mensurar os lucros da sua empresa, que foram adquiridos através de anúncios feitos em mídia paga. Essa é uma métrica muito importante para todo mundo que investe nesse formato de campanha dentro do marketing digital.
Normalmente, os gestores de marketing já possuem conhecimento suficiente sobre o que é marketing, porém, a maior atenção das empresas está voltada para o resultado das estratégias aplicadas. Seguindo essa linha, surge a importância em entender como o ROAS funciona.
Para entender melhor sobre isso, continue a leitura desse artigo!
O que é ROAS
ROAS é uma sigla em inglês que significa, Return on Advertising Spend, traduzindo para nossa língua, Retorno do Investimento em Publicidade.
Essa é uma das métricas essenciais quando o assunto é anúncios online. É o ROAS que irá lhe mostrar um dos pontos importantes da gestão de marketing, que é: investindo X em uma campanha de marketing, quanto será o meu retorno? Acredite, você deve levar isso em conta para todos os canais dentro da sua estratégia de marketing.
Acontece que, se o seu e-mail, site, rede social, mídia paga, ou qualquer outro formato não estiver dando o retorno que valha o investimento feito, significa que é hora de descontinuar ou analisar as estratégias aplicadas nele.
Agora você consegue enxergar que o ROAS se parece muito com uma outra métrica bem difundida no marketing, o ROI.
Entretanto, a diferença entre eles está na informação obtida, por exemplo, enquanto o ROI serve para avaliar o retorno sobre o investimento total do marketing, o Retorno do Investimento em Publicidade se aplica em campanhas específicas, dentre elas, os grupos de anúncios.
Bem, agora é hora de nos aprofundarmos um pouco mais nesse assunto. Vamos lá?!
A função do ROAS no marketing digital
Falamos acima que o ROAS é voltado para mensurar custos e lucros relacionados a publicidade online. Sendo assim, as estratégias aplicadas para conseguir maior visibilidade ou acessos de usuários aos anúncios em circulação, precisam gerar resultados positivos na parte financeira do negócio.
É assim que os profissionais de marketing podem acompanhar suas campanhas nas mídias pagas e terem a certeza que o retorno está sendo positivo.
Então, se você pretende ou já faz anúncios no Google Ads, Instagram Ads ou Facebook Ads, é de extrema importância entender como o ROAS atua em todo o processo.
Fazer um acompanhamento de todas as conversões que ocorreram nos diferentes formatos de anúncios é um papel fundamental.
Quando falamos de Google Ads, o Retorno do Investimento em Publicidade se refere ao valor médio da conversão que os anúncios trouxeram.
No Facebook Ads esse valor pode ser assimilado aos anúncios individuais realizados através do pixel.
Os gestores de marketing analisam os resultados obtidos e assim irão criar os relatórios que serão fundamentais para tomar decisões dentro da empresa. Assim, esses relatórios com os resultados de ROAS obtidos nos meses anteriores, servirão para aprimoramento dos seguintes.
Além disso, o ROAS também é utilizado como uma forma de poder controlar, analisar e otimizar as ações de publicidade dentro de um negócio. Dessa forma, afirmamos que o ROAS é mais preciso quando comparamos com a taxa de conversão.
Quando temos anúncios individuais que não estão performando positivamente, o ROAS precisa ser revisto e melhorado. Analisando e comparando o sucesso das estratégias usadas nos anúncios, os gastos com orçamento podem ser otimizados, possibilitando um possível aumento do lucro.
Qual é a diferença entre ROAS e ROI?
A principal diferença entre o Return Over Investment (ROI) e o ROAS, é basicamente que o primeiro trata-se de estratégia e o segundo, tática.
O ROI mede o lucro resultante dos anúncios em relação ao custo aplicado a eles.
Essa é uma métrica que mede a contribuição que os anúncios geraram para os resultados finais do negócio.
O ROAS medirá a receita bruta do investimento da empresa. Sendo o responsável pela métrica voltada para a eficácia das campanhas de anúncios online. Isso o torna extremamente necessário para qualquer estratégia de marketing digital dentro de um negócio.
Embora usar essas métricas em conjunto seja útil, é indicado usar um modelo com foco no ROAS dentro das ações digitais dos anúncios de mídia paga.
Comumente alguns empreendedores ficam desconfiados em fazer altos investimentos nesse tipo de marketing, onde é necessário realizar o pagamento antes e aguardar pelos frutos posteriormente. Porém, é neste momento que você, como profissional de marketing, deve deixar claro aos seus superiores que o Retorno do Investimento em Publicidade não é despesa e sim investimento.
Por isso, calculá-lo é fundamental para passar confiança aos superiores e mostrar os lucros que os anúncios estão trazendo.
Calculando o ROAS
Calcular o ROAS é algo muito fácil se compararmos a alguns outros cálculos dentro do marketing. Existem várias formas para chegar ao resultado, porém, escolhemos uma bem simples que irá te ajudar muito:
- ROAS = (receita – custo) / custo
Muito simples!
Inicialmente, você deve pegar a receita obtido pelos anúncios e subtrair pelo valor investido nesses mesmos anúncios.
Por fim, basta dividir por esse mesmo valor investido e o resultado será o seu ROAS.
Quando devo utilizar o ROAS?
O ROAS é um indicador do sucesso de uma campanha específica. Se a sua campanha não trouxer lucros ou tiver perdas, os anúncios precisam ser revistos e melhorados.
Entretanto, essa métrica não irá te mostrar onde você precisa melhorar no anúncio.
Sendo assim, considere métricas de engajamento mais específicas, geralmente são disponibilizadas dentro das próprias plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Analise as impressões, cliques, visualizações e conversões.