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6 práticas para avaliar o potencial competitivo da sua marca

potencial competitivo

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Não é novidade para ninguém que a cada ano o mercado fica mais competitivo. Mas, saiba que isso pode não ser tão mal assim! A partir do momento que se conhece formas para vencer a concorrência, a sua empresa se destaca e adquire mais confiança.

Mercados competitivos às vezes geram um certo grau de insegurança, porém, eles também podem ser encarados como oportunidades. O aumento da competitividade demonstra que existe demanda e possibilidades para lucrar.

Entretanto, é sempre importante buscar formas para vencer a concorrência, deixar a sua marca com visibilidade de mercado, manter os seus produtos em destaque e assim aumentar o seu potencial competitivo.

Seguindo essa linha, devemos ter como base alguns princípios e práticas de gestão de marketing em nosso negócio. Efetuando essas práticas de maneira correta, elas irão ajudar na organização dos processos e aumentar o seu conhecimento do próprio negócio, aumentando também a fidelização de clientes.

Continue a leitura e entenda melhor sobre as estratégias para se manter na frente dos seus concorrentes.

potencial competitivo
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Avalie o seu potencial competitivo

 

Compreender a realidade do seu negócio é fundamental e requer atenção especial antes de pensar nas estratégias.

 

1. Faça benchmarking

 

Antes de mais nada, estude o “inimigo” e descubra quais são as suas armas, essa é a melhor maneira para derrotá-lo. O benchmarking é basicamente observar seus maiores concorrentes e conhecer as suas limitações.

Além dessa ação gerar maior entendimento sobre os concorrentes, é durante esse processo que você poderá ter novas ideias para possíveis melhoras no seu negócio.

Busque nas redes sociais, Reclame Aqui, Google e até nos próprios endereços virtuais do seu concorrente. Analise os seguintes pontos:

  • Quais ações e trabalhos eles realizam com o marketing?
  • Do quê os clientes deles mais reclamam?
  • Quais as maiores satisfações?
  • Como é a interação com os consumidores?
  • Qual a sua impressão sobre o serviço oferecido por eles?

 

2. Utilize os dados de um CRM

 

O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, trata-se de um software que gerencia a relação com o cliente focando na satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos. O uso dessa ferramenta ajuda a reduzir custos e aumentar os lucros da sua empresa.

Além de compreender os competidores do mercado, é essencial saber detalhes sobre seus próprios consumidores. Um CRM irá te fornecer esses dados.

Todos os dados colhidos pela ferramenta servem de informação e inspiração para o investimento em práticas de atração e fidelização.

A tecnologia também oferece grande auxílio na implementação de ações voltadas ao funil de vendas desde a captação até à conversão final.

 

3. A matriz SWOT nunca falha!

 

Quando o objetivo é vencer a concorrência, não podemos deixar de fora uma das principais ferramentas para isso, a matriz SWOT!

Com a aplicação da matriz, você poderá perceber a realidade interna e externa dos diferentes ambientes de trabalho do seu negócio. A intenção é compreender as suas forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas ao potencial competitivo no mercado.

Nesse escopo, nos encontramos:

  • Pontos fortes: relacionado a parte interna; um bom exemplo disso é ter uma equipe com alta produtividade e uma boa tecnologia empregada;

 

  • Pontos fracos: também relacionado ao ambiente interno; um exemplo disso é a falta de reconhecimento da sua marca no mercado consumidor e a falta de um especialista em marketing para auxiliar nas ações do negócio;

 

  • Oportunidades: relacionado ao ambiente externo da empresa; quando surge um investidor ou a possibilidade de aumentar o negócio através de uma parceria são exemplos;

 

  • Ameaças: estão no ambiente externo; o aumento de impostos e a paralisação completa dos serviços devido a uma pandemia são exemplos;

 

Talvez já existam alguns ou todos essas características na sua empresa. Entretanto, observe o que é predominante!

As estratégias poderão ser:

  • Pontos fortes + Ameaças: estratégia de manutenção. Analise como você pode usar as forças internas para encontrar formas de se manter relevante e com potencial competitivo;
  • Pontos fracos + Ameaças: estratégia de sobrevivência. O cenário pede muita cautela antes de tomar decisões importantes;
  • Pontos fracos + Oportunidades: estratégia de crescimento. Apesar de fraquezas internas, o mercado está propício a investimentos;
  • Pontos fortes + Oportunidades: estratégia de alavancagem. O melhor cenário possível. Correr alguns riscos e ter ousadia pode valer a pena.

 

Encontre o seu diferencial no mercado

 

O seu diferencial potencial competitivo é o que adicionará valor ao seu negócio. Ele refere-se a um serviço ou produto oferecido por você e que ainda não é encontrado com tanta facilidade nos concorrentes. É através dessa forma que os clientes podem te escolher ou não, mesmo se o preço do seu serviço for mais caro do que o concorrente.

 

4. Conheça a sua empresa e equipe

 

Realizar avaliações de desempenho, gestão de tempo, observação do fluxo de trabalhos, questionários e avaliação do temperamento da organização, irá trazer dados relacionados as qualidades dos seus colaboradores e do negócio em geral.

A intenção disso é, entender quais são as qualidades e as falhas existentes de modo a perceber o que precisa ser aperfeiçoado ou mantido, visando melhorar o potencial competitivo.

A nossa recomendação é: se encontrar algo que deixa a equipe e a empresa em alguma vantagem, esse é um ótimo ponto para ser investido, podendo trazer bons resultados com os clientes.

 

5. Saiba quem são os seus consumidores

 

Sabemos que quanto mais conhecemos os nossos clientes, maior a possibilidade de acertarmos nas estratégias e fidelizá-los. Além disso, esse é um dos pontos importantíssimos quando falamos em aumentar o potencial competitivo de um negócio.

Ter uma persona bem definida irá te ajudar muito, pois é a partir disso que todos os investimentos em marketing e em produtos serão feitos. Para isso, voltamos a citar o CRM como uma ótima ferramenta para realizar a função de coletar dados importantes, dentre eles:

  • idade;
  • profissão e cargo;
  • renda mensal;
  • hábitos;
  • estilo de vida;
  • frustrações;
  • sonhos;
  • tecnologias e redes sociais preferidas.

 

6. Encontre o que falta

 

Na etapa de benchmarking, é bom se atentar ao que todos os concorrentes possuem em comum. Encontre as principais reclamações partindo dos consumidores e analise as relações, sempre pensando em encontrar algum espaço à ser preenchido no mercado.

Muitas vezes, as insatisfações têm a ver com dores ou necessidades, e você pode usar tais informações para ampliar as oportunidades de aumentar o potencial competitivo da sua marca.

 

Agora que você tem dicas valiosas sobre como aumentar o potencial competitivo da sua empresa em meio a tantos concorrentes. Que tal começar agora mesmo a aumentar a competitividade do seu negócio? Nós da SEA-ADS E-Marketing podemos te ajudar!

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