Como uma agencia de marketing digital pode alavancar seus ganhos
(guia absolutamente completo)
Introdução
Na realidade de hoje, construir um negócio de sucesso é uma tarefa árdua, mais difícil ainda quando existem tantas opções de presença digital que vem com tudo para mudar o que estamos acostumados.
Redes Sociais, Blog, Site, Loja etc. Tudo agora ao alcance do seu cliente com apenas um clique e diretamente pelo telefone celular, mas a grande questão é: como ganhar com esses canais digitais? Como em meio a um mar de concorrência, ser o escolhido, encontrado, cogitado e ao final de tudo isso ainda vender?
Neste artigo, esperamos responder todas as suas dúvidas mostrando todo o processo de uma agência especializada em ganhos. E revelando os segredos dos grandes players do mercado e como eles conseguem fazer o negócio funcionar e se manter de pé.
Espero que realmente curta a leitura!
O marketing digital como forma de divulgação e consolidação da sua marca
Se pensarmos que o objetivo final de uma organização é maximizar os lucros através do aumento das vendas de produtos e/ou serviços, é possível afirmarmos que investir em uma boa publicidade é essencial para o sucesso de qualquer empresa.
Mas se engana quem pensa que o marketing digital se resume apenas a números, ele pode trazer outras possibilidades além do aumento dos lucros ou captação de leads do seu empreendimento.
É claro que as vendas deverão aumentar conforme os produtos e serviços são divulgados, mas a consolidação da marca também é uma função muito importante do marketing e da publicidade de maneira geral.
Afinal, antes mesmo de comprar algo de você, o consumidor precisa saber que a sua empresa existe. E, após tornar-se um cliente, é necessário que ele possa se lembrar da marca para voltar a comprar ou mesmo recomendar a empresa aos amigos. Por esse motivo, podemos dizer que a publicidade é tão importante quanto a qualidade dos produtos quando se trata de fidelizar o consumidor.
Outro equívoco comum quando falamos de publicidade é pensar que apenas campanhas de TV, rádio ou anúncios em jornais de grande circulação poderão atingir resultados significativos quando, na verdade, uma boa publicidade não precisa de investimentos milionários para trazer um retorno satisfatório ao empreendimento.
O marketing digital acaba sendo um ótimo exemplo dessa realidade, já que possui recursos que demandam menor investimento, podem ter um retorno muito significativo porém, diferente dos demais canais, te traz consciência de resultados, e transparência de retorno de investimentos.
Por esse motivo, o trabalho desenvolvido por uma boa agência de marketing digital vem sendo cada vez mais requisitados por pequenas e médias empresas dos mais diversos setores.
No mundo digital, as fronteiras desaparecem e uma boa campanha de marketing pode fazer toda a diferença. Com a ajuda de profissionais, não há limites para o que a criatividade, a técnica e o planejamento podem fazer para aproximar o seu empreendimento do público-alvo e se destacar entre as concorrentes.
Afinal, como foi mencionado anteriormente, não basta que a empresa ofereça um excelente produto ou serviços de ótima qualidade sem a ajuda das ações publicitárias para promover e consolidar a marca no mercado. Embora seja um trabalho ininterrupto e exigente, fortalecer a imagem do seu negócio no mercado e conquistar a opinião favorável dos consumidores pode ser um fator decisivo entre o sucesso ou o fracasso.
O primeiro passo será o estudo aprofundado do DNA da empresa junto à agência digital, buscando dessa forma estabelecer metas e objetivos para cada campanha, além de criar um laço entre o consumidor e a marca utilizando meios alternativos ao marketing tradicional para obter os melhores resultados.
Um desses meios podemos citar o Marketing Pago, que através das muitas campanhas que podem ser diluídas pelo gestor, é possível trabalhar tanto o posicionamento da marca e sua publicidade como ao mesmo tempo, focar em vendas. As possibilidades são infinitas neste ramo, as campanhas acabam acertando o alvo muito fácil do que antigamente e sem custos astronômicos.
O conceito do Marketing Pago ou Patrocinado
Com foco em resultados, o marketing Pago passou a ser uma estratégia adotada por diversas empresas para geração de leads. Muito disso se deve pelo baixo custo de investimento com a possibilidade de ter melhor captura de clientes do que os meios tradicionais.
Nos meios digitais, esse modelo funciona muito bem por conta da transparência e facilidade de mensurar a atuação das campanhas. Desta forma, as métricas e outros indicadores são essenciais para que o trabalho seja executado de forma a conquistar as metas e os objetivos estabelecidos. Isso é algo bastante importante para organizações que possuem blogs ou redes sociais corporativas e outras ações de Inbound Marketing, assim como lojas de e-commerce.
Ao conseguir identificar essas informações de forma mais dinâmica, entende-se o comportamento do público e melhora o desempenho de geração de leads. Aliado a isso, o marketing Pago tem como vantagem um fator econômico: por exemplo, as marcas que realizam os anúncios em mídias digitais têm a possibilidade de pagar somente pelos resultados positivos conquistados.
Independentemente do setor de atuação da empresa, as estratégias de marketing Pago terão êxitos se bem executadas. Elas podem ser implantadas em uma pequena loja de e-commerce logo no início ou em grandes empresas com foco em B2B, por exemplo.
Planejamento em primeiro lugar
É importante ressaltar que os efeitos esperados pelo marketing Pago com o foco em geração de leads só surtirão efeito com um planejamento bem definido, entendendo o comportamento do público-alvo nos meios digitais, compreendendo seus hábitos para conseguir escolher quais são os melhores canais para atuação e até mesmo quais desses meios podem gerar melhor retorno financeiro e aumento do ticket médio.
Com essas informações, é possível direcionar quais são os melhores caminhos para realizar as ações. Elas são bastante importantes para marcas que irão investir em anúncios segmentados nos meios digitais, por exemplo. É necessário saber quais palavras-chaves são importantes para chamar a atenção do lead.
Ao determinar o público-alvo, ou persona, e saber quais são os assuntos de seu interesse, também é possível implantar ações de Inbound Marketing, como criar artigos para o blog corporativo que possam atrair novos visitantes e, assim, trabalhar a geração de leads por meio desse canal.
Custo menor, nem sempre com melhores resultados
Como dito na introdução, o marketing patrocinado se destaca por ter um investimento muito menor do que as outras formas de publicidade, por exemplo, mas a grande vantagem deste tipo de ação são as métricas claras que ele dá ao investidor. Isso ocorre porque as campanhas são desenvolvidas com base no conceito de custo por aquisição (CPA), depois de um trabalho de aquisição de dados, com uma estratégia de Custo por Click, ou CPC.
As campanhas para geração de leads nos meios digitais podem ser mais segmentadas com a intenção de atingir apenas o público-alvo. Ainda assim, o valor pago é referente ao número de cliques ou conversões que foram geradas para a marca, por exemplo: a venda de um produto em um e-commerce ou acessos realizados por meio de links patrocinados. Por conta disso, o custo tende a ser menor, ou mesmo que inicialmente aparente um investimento raso, ele traz clareza e previsibilidade em uma ação contínua.
Por outro lado, ele possui um impacto imenso no Retorno Sobre Investimento (ROI), já que os resultados tendem a ser mais efetivos do que nas mídias tradicionais. Lembrando que cada vez que uma pessoa realiza um cadastro em uma landing page ou assinar uma newsletter por conta das ações, começa a fluir o trabalho de geração de leads. A marca passa a construir relacionamento com novos consumidores com a intenção de transformá-los em clientes reais.
Métricas, indicadores e objetivos
O marketing Pago será muito importante para analisar todas as etapas de um funil de vendas, que vão desde a atração do visitante até a conversão – incluindo, principalmente, o desempenho da geração de leads.
As métricas estão extremamente relacionadas com os objetivos das ações que a marca está desenvolvendo, ou seja, ao definir uma estratégia de marketing, também será necessário estabelecer quais serão os indicadores que necessitam ser avaliados para compreender o grau de sucesso de uma campanha.
Especialistas indicam três principais áreas de ações que podem ser mensuradas por meio do marketing Pago:
- Atrair visitantes: esse é o primeiro estágio do funil de venda. Aqui é avaliada quantas pessoas acessam uma landing page ou um blog corporativo. Da mesma forma é possível compreender se esse tráfego de usuários acontece de forma orgânica, por links patrocinados ou ações de Inbound Marketing.
- Geração de leads: apontado como um dos mais importantes, aqui é possível identificar o número de pessoas que visitou a página e mostrou interesse pelo serviço ou produto da empresa, como ter preenchido um formulário de cadastro dentro de uma landing page. Com esses dados, é possível desenvolver novas ações para transformar o lead em um cliente real.
- Conversão: nessa etapa, é possível mensurar de fato quanto é necessário investir em ações de marketing para obter uma venda, por exemplo, assim como quantas pessoas passaram pelas duas fases anteriores e decidiram se tornar clientes da marca.
As informações colhidas durante esses ciclos que levam o consumidor até a conversão são bastante importantes para serem avaliadas. Diversas campanhas de marketing de performance permitem que sejam realizados ajustes com a intenção de corrigir erros e melhorar o desempenho. Por conta disso, é importante ressaltar que ações como essas levam tempo para amadurecer.
Muitos ajustes e testes podem acontecer até que a campanha atue gerando os resultados esperados pela marca.
Ao mesmo tempo, profissionais de marketing indicam desenvolver campanhas direcionadas apenas para um determinado objetivo, tal como elevar o número de geração de leads ao acessarem determinada landing page.
Estratégia benéfica para todos
Naturalmente, o mercado ordena que as empresas se atualizem e invistam em novas práticas para continuar. E o foco em resultados é uma das principais exigências para se manter em pé dentro dessa briga de marcas.
Por conta disso, o marketing de performance, numa agência de marketing digital, é um excelente meio de não apenas trabalhar a geração de leads, mas também de melhorar o desempenho de uma organização como um todo. Ele orienta a equipe de marketing e facilita o trabalho da equipe comercial que deseja conquistar novos clientes.
Como dito anteriormente, o custo de investimento é muito baixo comparado com o retorno de geração de leads que ele pode proporcionar, o que passa a ser extremamente vantajoso para uma marca que está começando a atuar no mercado e precisa de novos clientes, assim como para as empresas mais antigas que precisam encontrar consumidores para os novos lançamentos.
Análise de mercado e concorrência
Muitas vezes, ao procurar pelo auxílio de uma agência digital, as empresas esperam apenas ideias para ações de marketing e publicidade ou o desenvolvimento de propagandas criativas. Entretanto, o marketing digital abrange muito mais do que a elaboração de anúncios ou mesmo a produção de conteúdos.
O processo primordial de uma campanha de marketing é o planejamento. Antes de colocar qualquer ação em prática, é necessário que o empreendedor e a agência realizem uma avaliação criteriosa do mercado e da concorrência para definir as melhores estratégias e abordagens, reconhecimento do público-alvo e a classificação desses possíveis consumidores em grupos para avaliar as necessidades e os hábitos de consumo dos mesmos.
Nessa etapa, é muito importante que a empresa responda algumas perguntas relacionadas às características específicas dos seus consumidores como, por exemplo:
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A quem se destina esse produto/serviço?
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Quem são as pessoas interessadas nos benefícios oferecidos por esse produto/serviço?
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Quem é o seu cliente?
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Qual o perfil desse consumidor em potencial?
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Que tipo de consumidor ele é?
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Como são os seus hábitos de compra?
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Qual o estilo de vida (rotina/classe social/profissão) do seu cliente?
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Onde ele está (localização geográfica)?
Respondendo a essas perguntas é possível realizar uma segmentação de mercado, fazendo com que a empresa possa conhecer melhor o perfil de seus consumidores, o que é primordial na hora de direcionar as suas campanhas de marketing digital.
A partir dessas informações a agência digital poderá orientá-lo na criação de uma ou mais buyer personas – perfis fictícios que reúnem características relevantes sobre o seu público-alvo, ou, ainda, o “consumidor ideal” do seu negócio.
A pesquisa para realizar o processo de segmentação do mercado consumidor deve fazer um agrupamento desses clientes. Existem diferentes critérios para realizar essa segmentação. Veja alguns exemplos:
- Geográfica: localização dos consumidores, cidade, região ou bairro em que os mesmos vivem. Um restaurante ou uma pizzaria, por exemplo, pode ter a grande maioria do seu público concentrado nas redondezas. Já uma loja e-commerce pode enviar seus produtos para diversos lugares do Brasil.
- Demográfica: muito importantes para elaborar a buyer persona de alguns negócios, as características demográficas do seu público-alvo envolvem estatísticas como faixa etária, sexo, tamanho da família e até mesmo religião, raça e nacionalidade.
- Socioeconômica: as características sociais e econômicas dos seus consumidores, como a atividade profissional, grau de escolaridade, classe social e renda são informações muito importantes para conhecer o seu público-alvo.
A importância de cada um desses segmentos pode variar de acordo com o ramo de atuação da empresa. Contudo, quanto mais conhecimento sobre os seus consumidores você obtiver, melhor poderá entendê-lo, se comunicar com ele e oferecer exatamente o que ele está procurando.
Essa é uma missão bastante complexa, mas indispensável na hora de elaborar uma campanha de marketing digital que realmente alcance resultados e possibilite que a marca se aproxime cada vez mais das expectativas de seus clientes e deixe-os 100% satisfeitos.
A análise ou método SWOT é utilizada para estudar o cenário. É uma das ferramentas básicas para a gestão do planejamento estratégico das empresas, graças à sua simplicidade.
A sigla em inglês significa Strength Weakneses Opportunities Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. As duas primeiras se referem ao ambiente interno, enquanto as últimas ao externo. Assim, é uma ferramenta muito útil para se fazer uma análise de mercado.
Aplicando as ferramentas do marketing para otimizar entregas
É possível elaborar estratégias de marketing patrocinado através de diferentes canais e mídias. Entretanto, esse tipo de marketing não se limita a vender, mas também é focado em educar o consumidor sobre um produto ou serviço, esclarecendo dúvidas e oferecendo soluções.
Fazer gestão de tráfego não se trata apenas de criar um blog ou site, mas também inclui a atualização e gestão das redes sociais, cuidados com e-mail marketing, vídeos e outras mídias.
É preciso planejar cada detalhe, como o que escrever, que canais ou mídias utilizar, estabelecer que formatos são mais interessantes e até mesmo quando se deve publicar os conteúdos para alcançar o público-alvo de maneira mais eficaz para gerar conversão. Nessa etapa, o apoio e auxílio de uma agência digital especializada fará toda a diferença.
Aqui na SEA-Ads a gestão de tráfego para os clientes é feita de forma a trazer dinâmica e personalização aos dados que são adquiridos. Tudo é voltado para algum tipo de conversão, transformando seu negócio em uma máquina de vendas.
Um atendimento diferenciado, focado em que você consiga identificar os pontos corretos nos relatórios, onde foram as melhores, quais os percentuais de venda. Não importando o tamanho da sua empresa.
Veja, a seguir, alguns dos canais mais utilizados para a divulgação desses conteúdos e como colocar essas ferramentas em prática.
Desenvolvimento e aplicação do funil de vendas
Outro conceito muito importante quando falamos sobre Marketing Pago é a compreensão de cada uma das etapas do funil de vendas, já que será importante investir na produção de conteúdos adequados a cada uma delas para conduzir o consumidor na jornada de compras – da descoberta do problema até a decisão de compra.
O desenvolvimento do funil de vendas é indispensável para um bom marketing de conteúdos e permite que a empresa estruture o processo de aquisição de clientes. Entre os projetos desenvolvidos pela agência digital, a aplicação do funil de vendas é um dos mais importantes.
Representando o caminho que o cliente normalmente percorrer até efetuar adquirir o produto ou serviço, a jornada de compra normalmente é dividida em 4 etapas:
- Aprendizado e descoberta: o consumidor ainda não está ciente do problema que está enfrentando ou, ao menos, não sabe definir exatamente o que o está incomodando. Os conteúdos relacionados a essa etapa possuem a missão de despertar o interesse do cliente por determinado assunto e fazê-lo perceber que existe um problema a ser resolvido ou uma boa oportunidade de negócio diante dele.
- Reconhecimento do problema: agora o cliente está ciente de que tem um problema e vai querer saber mais sobre o assunto para poder resolvê-lo. Os conteúdos dessa etapa são mais detalhados e específicos, com o foco em educar o lead sobre o assunto.
- Consideração da solução: o consumidor já entendeu o problema e encontrou algumas ideias para solucioná-lo, mas agora ele deseja avaliar qual a melhor alternativa para resolver a questão. O mais importante nessa etapa é mostrar ao cliente que ele precisa solucionar essa situação o quanto antes, e que o melhor é buscar resolver o problema agora e não deixar para depois.
- Decisão de compra: o momento de oferecer o produto ou serviço da sua empresa se aproxima. É hora de defender a melhor solução de acordo com a área de atuação do seu empreendimento. Assim, o leitor estará convencido de que a solução que você vende é justamente o que ele precisa no momento quando você, enfim, apresentar sua marca, destacando todos os diferenciais e benefícios que a sua empresa oferece.
O mais interessante da jornada de compra é que, embora ela seja bastante complexas, até mesmo situações mais simples, comum no cotidiano dos consumidores, podem se enquadrar nessas etapas.
Vamos usar como exemplo uma academia. No primeiro momento, aprendizado e descoberta, é possível oferecer ao lead um texto ou vídeo falando sobre as principais causas do cansaço excessivo e citar entre elas a falta de exercícios físicos na rotina. Depois, quando tratar do reconhecimento do problema, oferecer um conteúdo que indica como combater o sedentarismo. Na fase de consideração da solução, apresentar os benefícios que uma rotina de exercícios físicos pode proporcionar.
E, finalmente, quando o lead estiver pronto para a decisão de compra, citar todas as vantagens de se fazer academia e apresentar o estabelecimento, incluindo dados para que o cliente em potencial possa entrar em contato com a empresa.
Essa mesma lógica pode ser aplicada em praticamente todos os ramos de negócio. Contudo, junto a sua empresa, sua agência de marketing digital deverá definir os conteúdos para cada etapa da jornada de compra não é uma tarefa tão simples. Por isso é tão importante poder contar com os serviços de uma agência digital especializada para orientá-lo e produzir material de qualidade.
Não existe tráfego gratuito
Uma estratégia de marketing orgânico gera tráfego para o seu negócio naturalmente ao longo do tempo. Isso pode começar em três dias ou levar seis meses para acontecer, pois não adianta apenas ter um conteúdo orgânico bom. Sendo assim, o seu site precisa ter as configurações corretas para ser localizado e ranqueado pelas ferramentas de busca como o Google.
As perguntas básicas que você deve se fazer, é: qual o resultado que eu preciso obter? Quantas pessoas eu preciso atrair para atingir este resultado? Portanto, ter um mapeamento de indicadores e os monitorar periodicamente é fundamental para atingir resultados e enxergar o poder da comunicação orgânica.
O Marketing Orgânico tem o melhor Retorno sobre o Investimento (ROI) do Marketing Digital. Mas isso, logicamente, não significa dizer que ele é gratuito. Você precisa investir em sua estratégia de Marketing, em um software de automação (como o RD Station) e, eventualmente, em ferramentas de automação de conteúdos e controle.
Além disso, você precisa investir em conteúdos de qualidade e isso envolve pessoas qualificadas para produzir e otimizar. É importante, também, garantir que as suas ferramentas digitais estão preparadas para capturar as informações de tudo o que acontece no seu site.
Ou seja, o ideal é trabalhar tanto o marketing pago como orgânico como aliados, mas se formos traçar um linha do tempo entre ambos. Os resultados do pago são muito mais rápidos do que os orgânicos.
O que você poderia levar 06 meses à 01 ano, mantendo em atualização quase que diária neste meio tempo, conseguiria em menos de 30 dias com a estratégia de patrocinado. Além do que, não ficaria sujeito às constantes atualizações das plataformas que acabam diminuindo os resultados dos orgânicos em detrimento dos pagos.
E não podemos deixar de citar a “receita previsível” com um negócio baseado em métricas bem consolidadas e ao marketing pago, é possível escalar seu negócio e ter uma boa previsão de quantas conversões serão realizadas ao longo de um período.
Enquanto que no orgânico isso é sujeito a diversos fatores, mudança de algoritmo, mudança de plataforma, mudança de concorrência, mudança de hábitos e sem a certeza da previsibilidade. Hoje pode vender como não pode, e assim por diante.
O segredo da publicidade está na estrutura da Estratégia
Após o planejamento e a definição das ações de marketing, é possível otimizar as campanhas com o uso de algumas ferramentas desenvolvidas exclusivamente para esse fim, facilitando o processo e auxiliando na hora de mensurar os resultados.
Existem muitas ferramentas de marketing digital disponíveis atualmente. Algumas delas são gratuitas, enquanto outras são pagas. De toda a forma, o investimento vale a pena, quando feito corretamente, podendo alcançar bons resultados.
Conheça um pouco mais dessas ferramentas capazes de estruturar sua campanha e melhorar ainda mais a taxa de conversão do seu site ou blog:
- Google Ads (Adwords): sem dúvida uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores de vários ramos, o Google Ads permite que a sua página ou anúncio apareça em destaque de acordo com os termos ou o assunto pesquisado pelo usuário. Esses anúncios podem aparecer em sites que disponibilizam espaço para as campanhas ou mesmo na própria ferramenta de buscas, nesse caso, o Google.
- Facebook ADS: o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo todo. Para ajudar empresários e empreendedores, a rede social disponibiliza a plataforma Facebook ADS para impulsionar as postagens e alcançar um maior público. Essa ferramenta também é bastante versátil e possibilita a criação de campanhas para atrair leads. Essa plataforma também oferece a opção de segmentar o público e definir o perfil dos usuários que você pretende alcançar.
- Google Analytics: diferente das duas anteriores, o Google Analytics é uma ferramenta de mensuração. Através dela é possível avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing e o alcance das suas publicações. O Analytics fornece dados como o número de visualizações da página, origem do tráfego do site, dados demográficos dos usuários, entre outros. Também pode-se integrar o uso dessa ferramenta com links patrocinados, técnicas de e-mail marketing e redes sociais.
Integração com as redes sociais: saiba aplicar as técnicas mais adequadas ao seu empreendimento digital
Não é novidade que as redes sociais são importantes aliadas do marketing digital. Afinal, é nessas mídias que encontramos as pessoas – ou seja, os consumidores – e temos a oportunidade de apresentar a empresa e criar um relacionamento com esses clientes.
Os consumidores acabam recebendo muitas informações todos os dias, tornando ainda mais difícil para uma empresa destacar-se entre as demais.
Por isso, é de extrema importância avaliar se você está mesmo divulgando o tipo de conteúdo pelo qual o seu consumidor se interessa. É preciso que as postagens e temas estejam alinhadas ao negócio da empresa e ao mesmo tempo sejam relevantes para as pessoas. Por isso, é importante contar com uma agência digital que entenda essas necessidades e elabore materiais realmente capazes de atender às necessidades do consumidor e também estar alinhado aos objetivos da agência.
Também é muito importante avaliar junto a sua agência de marketing digital, em que redes sociais é mais interessante investir. Isso vai depender do tipo de plataforma que o seu público-alvo mais utiliza. Dessa forma, ao postar um texto no Facebook ou uma nova foto no Instagram, você saberá que está no caminho certo para o sucesso.
A Sea-Ads E-Marketing cumpre o seu papel como agência digital prestando consultoria aos clientes e oferecendo todo o suporte relacionado a Gestão de Tráfego para que as empresas possam construir sua presença online com propósitos claros e bem definidos. Então, se você tem alguma dúvida relacionada aos assuntos abordados, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Será um grande prazer atendê-lo.