5 estratégias fundamentais para o seu ecommerce
Sabemos que administrar um negócio virtual não é nada fácil, não é mesmo? No entanto, ainda bem que existem algumas estratégias fundamentais para o seu ecommerce se tornar mais funcional e responsivo.
Gerir um ecommerce é uma função que envolve diversas outras áreas de uma empresa, como finanças, logística, marketing e fiscal.
O mundo comprovou que os modelos de negócios que utilizam o revolução na forma de comprar, faz com que muitos empreendedores migrem ou expandam os seus negócios para o campo digital.
Quando colocamos em nossa frente todas as possibilidades que uma loja online pode trazer de retorno à uma empresa, rapidamente concluímos que é uma ótima opção para se atingir diversos públicos e nichos com objetividade.
Sendo assim, saiba que uma boa estratégia para um ecommerce é algo fundamental e não pode ser deixado de lado!
Engana-se quem acha que basta apenas adquirir uma boa plataforma de gerenciamento de loja virtual.
É preciso ir além!
Você deve manter o negócio funcionando, e isso é uma tarefa que gera custos e demanda muita dedicação para que tudo resulte de acordo com o planejamento prévio estabelecido.
Agora vamos lá, chegou a hora de falar das estratégias fundamentais para o seu ecommerce ter uma boa gestão!
Como gerenciar um ecommerce?
Gerir um ecommerce envolve lidar com diversas etapas e áreas de uma empresa.
Imagine administrar uma empresa comum, onde é necessário cuidar das finanças, da logística de entregas, do marketing e de todas as burocracias fiscais envolvidas.
Feito isso, agora você entende que tudo precisa fazer parte de um cronograma de ações do negócio.
Entender todas as etapas desse processo é algo essencial para uma boa gestão, até mesmo para aqueles empreendedores de pequeno porte, que muitas vezes não possuem funcionários suficientes para lidar com cada etapa.
1. Organização
Existem várias etapas e preocupações que envolvem o gerenciamento correto de um ecommerce. Não pense que o seu trabalho será menor caso o seu ecommerce for de pequeno porte, ocorre que são muitas tarefas importantes que merecem dedicação e rotina de trabalho.
Organize as suas demandas, isso trará mais segurança operacional à sua empresa.
O agendamento das funções de cada setor do trabalho é algo essencial. Esse agendamento precisa ocorrer de alguma forma, seja em agendas físicas, virtuais, plataformas de produtividade ou qualquer outro meio que julgar válido.
Isso lhe trará segurança e tranquilidade para manter tudo funcionando corretamente.
Para isso, é importante ter algumas ferramentas de organização sempre por perto.
Aqui sugerimos alguns softwares que podem ser bastante úteis à você:
2. Acompanhe os resultados
Sabia que os resultados que você conquistar no presente, serão o melhor guia para obter melhores desempenhos futuros?
Ou seja, acompanhar o desempenho do seu negócio é uma tarefa fundamental e fará toda a diferença. Monitore o que deu certo, o que não está coerente e certifique-se dos pontos que precisam de melhorias.
O nosso conselho é: esteja sempre atento aos resultados da sua empresa!
Monitore também esses indicadores:
- resultados das ações e campanhas de marketing;
- resultados das estratégias de email;
- número de acessos à loja virtual;
- número de acessos em páginas de produtos específicos;
- taxa de conversão;
- métricas de atendimento;
- KPIs gerais de desempenho.
3. Atenção a gestão das finanças
Não seja um empreendedor que se preocupa apenas em vender e, ao final do mês olha quanto tem na conta, faz novos pedidos e recolhe o lucro. É preciso ir além!
Acontece que gerir as finanças de um ecommerce é mais do que isso! Trata-se de dedicação aos detalhes e resultados que permeiam o seu negócio diariamente.
Que tal abrir os olhos para essas etapas muito importantes e que merecem uma atenção especial na sua rotina?
- monitorar o fluxo de caixa (entrada e saída de valores nos dias e semanas);
- definir um orçamento para o negócio;
- definir e manter um capital de giro;
- avaliar constantemente a margem de lucro pretendida em cada produto;
- monitorar os períodos em que as vendas são geradas em maior quantidade.
4. Tenha fornecedores confiáveis
Muitos negócios precisam de fornecedores e, logicamente, com o ecommerce essa situação também se aplica.
Independente se você produz o seu produto, alguma mercadoria que compõe o processo precisa ser adquirida de terceiros. Por exemplo, a sua embalagem!
A missão que todo empreendedor deve ter no seu ecommerce é, manter fornecedores confiáveis. Isso lhe trará maior segurança operacional.
Esse trabalho deve ser focado em encontrar essas empresas mais bem inseridas no mercado, e iniciar uma relação com elas.
Sugerimos a realização de pesquisas periodicamente para encontrar novas oportunidades de fornecedores, a intenção é sempre ter cartas na manga e nunca ser pego desprevenido. E não precisamos nem comentar que, prazo, preço e qualidade, são elementos essenciais para um bom fornecedor.
5. Previna-se para a entrega
Ter uma boa logística será uma missão obrigatória para o seu negócio seguir bons caminhos e uma das tarefas mais importantes. Através da logística, você poderá sempre manter uma boa relação com os clientes e causar ótimas impressões – além da sua qualidade – em clientes recém chegados.
Quanto mais agilidade, melhor!
Sendo assim, monitorar as entregas e ter certeza que elas estão chegando ao destino final dentro do prazo estabelecido, é papel fundamental.
Além disso, atue também nesses pontos para prevenir possíveis problemas com atrasos de mercadoria:
- automatize o faturamento;
- tenha os processos para envio muito bem definidos e alinhados;
- não acumule pedidos, despache-os o mais rápido possível;
- conte com serviços de logística que atuem dentro dos prazos estipulados, se possível, que antecipe a entrega;
- monitore as entregas de forma funcional e objetiva; fazer isso em tempo real é uma escolha perfeita.
Com essas dicas, agora você já tem bastante informação para colocar em prática no seu ecommerce! Boas vendas!