O que são anúncios patrocinados?
Não é de hoje que as empresas utilizam a publicidade com o objetivo de aumentar suas vendas.
O marketing Digital tornou essa função muito mais rápida, fácil e barata.
Para os anúncios patrocinados, a propaganda digital se manifesta principalmente na forma de links patrocinados, rede de display, e-mail marketing, pop-up´s, anúncios nativos dentre outros.
Para anunciar seus produtos, viabilizando promoções de marcas e empresas no mundo digital são utilizadas diversas ferramentas disponíveis, cada uma com aplicação específica.
Nesse contexto, o Google Ads desponta como a ferramenta mais utilizada no mundo.
Todavia o Google Ads não é o único dispositivo para a operacionalização de anúncios e publicidade na rede, estão disponíveis também: o Facebook ADS, o Instagram ADS e o LinkedIn ADS empregados com fins semelhantes.
Para se ter uma comparação de ordem de grandeza, em 2019 o faturamento do Google Ads foi de U$ 134 bilhões, quase o dobro do segundo colocado, o Facebook, com U$ 69 bilhões.
Vejamos como funcionam e quais são suas diferenças
Listamos os principais maneiras de se operar os anuncios patrocinados:
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Com ela é possível criar tanto anúncios de pesquisa quanto de display nas suas plataformas: Youtube, Gmail e Play Store.
O Face Ads ou Facebook Ads é o sistema de anúncios remunerados do Facebook para quem deseja anunciar na rede social.
Estudos apontam um custo médio para seus anúncios entre R$ 2,00 e R$ 12,00, mas é possível reduzir estes valores à casa dos centavos, adequando os custos às necessidades do anunciante.
O Facebook Ads possibilita ao anunciante segmentar anúncios de diversas formas: pela localização, pela idade e/ou gênero do público alvo, etc.
Os anúncios aparecem no feed de notícias dos usuários e são armazenados também em uma biblioteca de anúncios própria.
O Instagram Ads utiliza a mesma ferramenta de criação de anúncios do Facebook.
Para criar uma campanha no Instagram, o usuário só precisa selecionar a opção Instagram na seção “prévia do anúncio”. Mas, quanto custa anunciar no Instagram?
O custo situa-se entre R$ 1,14 a R$ 38,25, entretanto, o cliente terá seu custo de publicação dependente de seu modelo de lance — como CPC ou CPM — e da pontuação atribuída pelo Instagram ao seu anúncio.
A plataforma veiculará os anúncios pagos no feed ou stories, sendo a forma mais simples de anunciar no Instagram, é criar um post com perfil business, em seguida selecionar o botão “criar anúncio”.
A plataforma pode ser utilizada para impulsionamento das publicações dentro do próprio app. Desde 1º de janeiro de 2021 os custos variam entre US $ 2,50-3,50 (CPM—custo por 1.000 impressões).
O LinkedIn Ads, por sua vez, é uma plataforma de rede social voltada para o ambiente profissional, cujo objetivo é criar vínculos entre os profissionais e as empresas e entre estas.
Objetiva disponibilizar aos seus usuários facilidade de contatos corporativos, se apresentando como uma plataforma de leads qualificados oferecendo a possibilidade de realização de contatos e colocações e recolocações profissionais.
São mais de 700 milhões de usuários dentre os quais destacam-se 63 milhões de decisores no LinkedIn.
A plataforma disponibiliza a contratação de um valor mínimo por dia de R$ 20,00 com anúncios em R$ 4,00 como piso de preço. Um anúncio de vaga custa em média R$ 645,00, para São Paulo.
O LikedIn Ads pode ser uma boa opção para quem busca divulgar sua empresa no meio corporativo.
Conclusão
Como podemos ver, para suporte à publicação de anúncios patrocinados, é fundamental definir o que se deseja do anúncio e a quem será destinado para fazer a escolha ótima e de que meios disponíveis lançar mão.
Uma boa escolha, aliada a uma boa estratégia com certeza conduzirá sua campanha ao sucesso.
Um grande abraço.