Por que uma empresa precisa de um website?
Algumas respostas a essa pergunta saltam aos olhos:
- É o lugar na internet onde sua empresa se expõe ao mundo;
- É também um lugar que dá oportunidade para vender e se relacionar com clientes;
- Confere autoridade ao seu negócio;
- É uma excelente vitrine para expor os produtos e serviços;
- Elimina a distância entre quem vende e quem compra.
Todas essas afirmações são verdadeiras e muitas outras poderiam ser acrescentadas a essa lista, mas aí vem a questão:
Só dispor de um website é uma estratégia de marketing eficiente para sua empresa e sua marca?
A resposta infelizmente é, não.
Porque?
Por que todos os concorrentes tem um, isso significa que não há diferenciação o que é um dos grandes erros do marketing, não expor os diferenciais das empresas, dispor de APENAS website como ferramenta de presença digital não é suficiente.
Como decidimos que ferramentas de presença digital utilizar?
A principal pergunta a ser respondida é: qual a motivação da empresa com a presença na internet?
Se o objetivo é apenas manter uma presença institucional, isto é, sem o objetivo de alavancar negócios um site bem desenhado pode ser suficiente, mas dificilmente alguma empresa espera tão pouco de tudo que oferece a internet, então outro aspecto importante é a presença nas redes sociais google, facebook, twitter, instagram, etc.
O que acontece quando uma empresa decide se posicionar nas redes sociais?
Devemos considerar que um website pode ser uma ferramenta estática no sentido de que, depois de publicado, precisa de manutenção esporádica, ao passo que, as redes sociais, pelo contrário, são ferramentas dinâmicas que exigem uma administração frequente por parte da empresa.
Se considerarmos que no Brasil existem 120 milhões de usuários conectados a internet e que grande parte deles interagem frequentemente em suas redes sociais, podemos ter uma ideia do trabalho exigido do administrador de redes sociais das empresas em geral, esse trabalho é recompensado pela aproximação dos clientes com a empresa e com a geração de novas oportunidades, além de possibilitar a solução de problemas que causariam mal a imagem da empresa se não fossem identificadas e tratadas a tempo.
A internet é hoje a principal vitrine para venda dos produtos ou serviços para os quais a empresa quer direcionar seu esforço de vendas através do uso de campanhas e de hashtags direcionando os clientes para o website.
As redes sociais atualmente se converteram numa das grandes aliadas das empresas para realizar vendas online, permitindo que as empresas direcionem seus esforços de venda de produtos e serviços, apontando para aqueles que mais interessam a estratégia empresarial posta em prática.
Isso possibilita que, com alguns cliques, a pessoa interessada no produto/serviço anunciado consiga encontrar o que quer, obter informações detalhadas, tirar dúvidas, e verificar os feedbacks deixados por outras pessoas que adquiriram o mesmo produto/serviço.
São exemplos, comprar uma mercadoria qualquer (sapato, roupa, computador, celular, etc.), selecionar e contratar um serviço (destino de lazer, o aluguel de automóvel, um apartamento em hotel, etc.), nestes casos estar conectado a rede com seus clientes é fator fundamental de sucesso nos dias atuais.
Que vantagens existem na presença nas redes sociais?
Baixo custo (normalmente a criação de uma conta é franqueada) com investimentos pequenos pode-se obter bons resultados, a performance estará diretamente ligada a eficiência na administração da conta; a rapidez na interação entre o cliente (interessado) e a empresa e um grande volume de pessoas interagindo e compartilhando informações relevantes para elas. Portanto, o segredo está em compreender esse “interesse” para que suas publicações ganhem relevância e sejam compartilhadas pelo maior número de usuários possível.
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