Não é novidade para ninguém que a cada ano o mercado fica mais competitivo. Mas, saiba que isso pode não ser tão mal assim! A partir do momento que se conhece formas para vencer a concorrência, a sua empresa se destaca e adquire mais confiança.
Mercados competitivos às vezes geram um certo grau de insegurança, porém, eles também podem ser encarados como oportunidades. O aumento da competitividade demonstra que existe demanda e possibilidades para lucrar.
Entretanto, é sempre importante buscar formas para vencer a concorrência, deixar a sua marca com visibilidade de mercado, manter os seus produtos em destaque e assim aumentar o seu potencial competitivo.
Seguindo essa linha, devemos ter como base alguns princípios e práticas de gestão de marketing em nosso negócio. Efetuando essas práticas de maneira correta, elas irão ajudar na organização dos processos e aumentar o seu conhecimento do próprio negócio, aumentando também a fidelização de clientes.
Continue a leitura e entenda melhor sobre as estratégias para se manter na frente dos seus concorrentes.
Avalie o seu potencial competitivo
Compreender a realidade do seu negócio é fundamental e requer atenção especial antes de pensar nas estratégias.
1. Faça benchmarking
Antes de mais nada, estude o “inimigo” e descubra quais são as suas armas, essa é a melhor maneira para derrotá-lo. O benchmarking é basicamente observar seus maiores concorrentes e conhecer as suas limitações.
Além dessa ação gerar maior entendimento sobre os concorrentes, é durante esse processo que você poderá ter novas ideias para possíveis melhoras no seu negócio.
Busque nas redes sociais, Reclame Aqui, Google e até nos próprios endereços virtuais do seu concorrente. Analise os seguintes pontos:
- Quais ações e trabalhos eles realizam com o marketing?
- Do quê os clientes deles mais reclamam?
- Quais as maiores satisfações?
- Como é a interação com os consumidores?
- Qual a sua impressão sobre o serviço oferecido por eles?
2. Utilize os dados de um CRM
O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, trata-se de um software que gerencia a relação com o cliente focando na satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos. O uso dessa ferramenta ajuda a reduzir custos e aumentar os lucros da sua empresa.
Além de compreender os competidores do mercado, é essencial saber detalhes sobre seus próprios consumidores. Um CRM irá te fornecer esses dados.
Todos os dados colhidos pela ferramenta servem de informação e inspiração para o investimento em práticas de atração e fidelização.
A tecnologia também oferece grande auxílio na implementação de ações voltadas ao funil de vendas desde a captação até à conversão final.
3. A matriz SWOT nunca falha!
Quando o objetivo é vencer a concorrência, não podemos deixar de fora uma das principais ferramentas para isso, a matriz SWOT!
Com a aplicação da matriz, você poderá perceber a realidade interna e externa dos diferentes ambientes de trabalho do seu negócio. A intenção é compreender as suas forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas ao potencial competitivo no mercado.
Nesse escopo, nos encontramos:
- Pontos fortes: relacionado a parte interna; um bom exemplo disso é ter uma equipe com alta produtividade e uma boa tecnologia empregada;
- Pontos fracos: também relacionado ao ambiente interno; um exemplo disso é a falta de reconhecimento da sua marca no mercado consumidor e a falta de um especialista em marketing para auxiliar nas ações do negócio;
- Oportunidades: relacionado ao ambiente externo da empresa; quando surge um investidor ou a possibilidade de aumentar o negócio através de uma parceria são exemplos;
- Ameaças: estão no ambiente externo; o aumento de impostos e a paralisação completa dos serviços devido a uma pandemia são exemplos;
Talvez já existam alguns ou todos essas características na sua empresa. Entretanto, observe o que é predominante!
As estratégias poderão ser:
- Pontos fortes + Ameaças: estratégia de manutenção. Analise como você pode usar as forças internas para encontrar formas de se manter relevante e com potencial competitivo;
- Pontos fracos + Ameaças: estratégia de sobrevivência. O cenário pede muita cautela antes de tomar decisões importantes;
- Pontos fracos + Oportunidades: estratégia de crescimento. Apesar de fraquezas internas, o mercado está propício a investimentos;
- Pontos fortes + Oportunidades: estratégia de alavancagem. O melhor cenário possível. Correr alguns riscos e ter ousadia pode valer a pena.
Encontre o seu diferencial no mercado
O seu diferencial potencial competitivo é o que adicionará valor ao seu negócio. Ele refere-se a um serviço ou produto oferecido por você e que ainda não é encontrado com tanta facilidade nos concorrentes. É através dessa forma que os clientes podem te escolher ou não, mesmo se o preço do seu serviço for mais caro do que o concorrente.
4. Conheça a sua empresa e equipe
Realizar avaliações de desempenho, gestão de tempo, observação do fluxo de trabalhos, questionários e avaliação do temperamento da organização, irá trazer dados relacionados as qualidades dos seus colaboradores e do negócio em geral.
A intenção disso é, entender quais são as qualidades e as falhas existentes de modo a perceber o que precisa ser aperfeiçoado ou mantido, visando melhorar o potencial competitivo.
A nossa recomendação é: se encontrar algo que deixa a equipe e a empresa em alguma vantagem, esse é um ótimo ponto para ser investido, podendo trazer bons resultados com os clientes.
5. Saiba quem são os seus consumidores
Sabemos que quanto mais conhecemos os nossos clientes, maior a possibilidade de acertarmos nas estratégias e fidelizá-los. Além disso, esse é um dos pontos importantíssimos quando falamos em aumentar o potencial competitivo de um negócio.
Ter uma persona bem definida irá te ajudar muito, pois é a partir disso que todos os investimentos em marketing e em produtos serão feitos. Para isso, voltamos a citar o CRM como uma ótima ferramenta para realizar a função de coletar dados importantes, dentre eles:
- idade;
- profissão e cargo;
- renda mensal;
- hábitos;
- estilo de vida;
- frustrações;
- sonhos;
- tecnologias e redes sociais preferidas.
6. Encontre o que falta
Na etapa de benchmarking, é bom se atentar ao que todos os concorrentes possuem em comum. Encontre as principais reclamações partindo dos consumidores e analise as relações, sempre pensando em encontrar algum espaço à ser preenchido no mercado.
Muitas vezes, as insatisfações têm a ver com dores ou necessidades, e você pode usar tais informações para ampliar as oportunidades de aumentar o potencial competitivo da sua marca.
Agora que você tem dicas valiosas sobre como aumentar o potencial competitivo da sua empresa em meio a tantos concorrentes. Que tal começar agora mesmo a aumentar a competitividade do seu negócio? Nós da SEA-ADS E-Marketing podemos te ajudar!