Uma ferramenta para a expansão do alcance do conteúdo de um perfil nas redes sociais é o uso de hashtag. Hashtag (#) é o termo usado nas redes sociais objetivando direcionar o usuário para uma página específica relacionada a um tema ou discussão.
É utilizada por várias redes sociais, dentre as quais o instagram, o facebook e o twitter para ficar nas mais importantes.
Originaram-se no Twitter com o objetivo de colaborar com os usuários na busca por algum conteúdo específico, essas tags serviam também para pontuar e evidenciar os assuntos mais comentados na rede social.
Até que então, com o surgimento do Instagram, as hashtags também começaram a ser utilizadas por lá e também funcionaram como um mecanismo de pesquisa.
Apesar das hashtags funcionarem muito bem, em alguns casos elas são utilizadas em excesso e acabam não funcionando da maneira que deveriam.
Qual a função do uso de hashtag em perfis corporativos?
O hashtag neste caso proporciona uma maior aproximação com o público alvo, agiliza o acesso das pessoas que ainda não seguem sua página ou outra página para a qual você quer direcionar o usuário e também para os seguidores.
Contribui para o incremento do número de fãs, auxilia na geração de lead (novos clientes potenciais) e para aumentar o número de seguidores.
Para o uso no marketing digital, contribui fortemente para a implementação das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) do Google, essas estratégias aproveita o fato de que o Google utiliza uma combinação de tecnologia, conteúdo e autoridade, para classificar e posicionar as páginas de um site tanto no Google quanto em outros buscadores, com o objetivo de gerar tráfego orgânico.
O uso padronizado pelas redes (Twitter, facebook, instagram…)?
Não. Não há uma padronização, cada rede social adota suas próprias regras e cada uma delas apresenta uma resposta diferente para quem as utiliza.
Vamos analisar individualmente o que cada uma delas oferece para as empresas e saber utilizar corretamente essa ferramenta fará a diferença no resultado obtido.
No Twitter
Como já foi dito, a hashtag surgiu inicialmente no Twitter, portanto é uma ferramenta crucial nessa rede social.
As hashtags que funcionam bem no Instagram ou em outra rede social qualquer, podem não funcionar adequadamente no Twitter.
Primeiro devemos lembrar que o Twitter permite a utilização de 280 caracteres por mensagem, o que já é um limitante, então, deve-se utilizá-las com parcimônia no corpo da mensagem, pois será utilizada em todas as mensagens.
Outra consideração importante é que tweets com duas ou três hashtags tem maior efetividade. Portanto, defina essas poucas hashtags com informações curtas e que as associe a sua marca.
No Instagram
No Instagram o hashtag transforma as palavras em links apontando os assuntos que estão sendo comentados e direcionando o usuário para o conteúdo de interesse da empresa com isso facilitando que publicações análogas possam ser encontradas, funcionando como um termômetro sobre os assuntos de interesse do momento.
Tecnicamente o uso desta permite um desejável estabelecimento de estratégias de SEO com o objetivo de tornar a marca conhecida e até de captar novos seguidores além de posicionar seu negócio e contribuir para aumentar o alcance das publicações dentro do Instagram.
O Instagram limita o uso de hashtags a 30, mas não é uma boa prática trabalhar simultaneamente com tantos hashtag´s, utilizá-las em excesso pode acabar não funcionando da maneira esperada.
A recomendação é utilizar entre 3 e 5 hashtag para obter-se os melhores resultados.
No Facebook
Nessa rede social comprovou-se em diversos estudos sua ineficiência, inclusive diminuindo o alcance das publicações.
Conclusão
Essa ferramenta é valida para a extensão de conteúdo nas plataformas e exige estratégia ao usá-las da maneira adequada, adequando a cada tipo de rede social.