Mídias Sociais (Redes Sociais): Como elas podem alavancar sua comunicação e vendas?
Introdução
O gerenciamento de redes sociais é uma das modalidades do marketing digital para empresas, produtos e profissionais autônomos.
Embora tenham surgido como uma forma de promover a comunicação e os relacionamentos virtuais, as redes acabaram se mostrando um meio prático e eficaz de as empresas alcançarem os seus consumidores.
Muitos produtos e serviços chegam ao conhecimento do seu público-alvo nesse ambiente informal, onde as pessoas interagem entre si e trocam informações sobre o que gostam, o que não gostam e o que precisam. Trata-se, portanto, de uma ferramenta prática de marketing, pesquisa de mercado e comunicação direta com o cliente.
A publicidade virtual está tão desenvolvida no mercado atual que é possível encontrar empresas e profissionais do ramo que trabalham exclusivamente prestando serviços de divulgação por meio das redes sociais, administrando as marcas que desejam espalhar seu nome, seus produtos e suas novidades.
Embora sejam práticas, diretas e demandem pouco investimento comparadas a outros meios de divulgação, os perfis das empresas nas redes sociais precisam estar sempre atualizados, de preferência com postagens, links e imagens que chamem a atenção dos consumidores. Além disso, é importante estar disponível para responder às dúvidas, reclamações e comentários relevantes dos clientes por meio desses canais.
As vantagens das mídias sociais
A publicidade através das redes sociais pode ser uma alternativa vantajosa e ter um retorno significativo, quando bem administrada.
Atualmente, é muito raro encontrar uma marca, empresa ou produto que não possua perfis em redes sociais como o site Facebook ou o famoso aplicativo Instagram, além de seus sites e portais oficiais.
Confira a seguir algumas das vantagens de se investir no marketing virtual para a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte:
- Melhora a competitividade: Graças ao grande alcance das propagandas nos meios virtuais, o marketing digital aumenta o poder competitivo das empresas em relação àquelas que não trabalham com esse tipo de divulgação
- Avaliação objetiva: Através das redes sociais, é permitido analisar a reação do público diante das campanhas de forma precisa, sendo possível obter um conhecimento mais profundo do público-alvo e desenvolver estratégias para conquistá-lo
- Fortalecimento da posição e reputação da empresa: Com a popularidade positiva nas redes, as empresas melhoram sua imagem e reputação, se posicionando de forma mais firme e confiante no mercado
- Interatividade direta com o cliente: Receber diariamente os feedbacks positivos e negativos dos consumidores de forma direta.
- Consumidores fiéis: O bom marketing aliado a serviços e produtos de qualidade é capaz de conquistar clientes de tal forma que estes se tornarão fiéis à marca e à empresa, trazendo lucros e benefícios em longo prazo
Dicas de Geração de Conteúdo para Mídias Sociais
Não é novidade que as empresas conseguem atingir seus consumidores e fazer um bom marketing por meio da mídia, conquistando as pessoas com diferentes técnicas para gerar engajamento.
Pensando nisso, selecionamos algumas estratégias muito eficientes para ajudar o seu negócio a se destacar no meio digital e conquistar ainda mais clientes. Confira!
Planeje suas postagens
Planejar as postagens de redes sociais pode fazer uma grande diferença na forma como os possíveis clientes verão sua página. O mais indicado é focar em conteúdos que possam gerar interatividade, como imagens e textos que atraiam o interesse e façam com que as pessoas curtam e compartilhem seus posts.
Lembrando que mesmo que sua empresa seja voltada para a venda, atrair a atenção de pessoas físicas também pode ser uma forma de chegar até os seus clientes. Uma dica é apostar em brincadeiras, jogos e promoções, sem jamais perder o profissionalismo.
Utilize o ADS (Anúncios patrocinados)
Anunciar seus serviços nas redes sociais usando o marketing patrocinado (ads) é uma estratégia muito eficaz, pois os anúncios serão exibidos para usuários cujos perfis se enquadram no que a empresa procura.
Usando filtros como idade, gênero, grau de escolaridade, interesses e localização, você direciona suas campanhas para o seu público-alvo e, assim como outras mídias utilizadas no marketing digital, é possível avaliar o retorno desse investimento de forma sistemática.
Faça parcerias
Fazer parcerias quase sempre é uma boa ideia quando se trata de marketing. No caso das empresas, é interessante pedir a autorização de companhias clientes para postar fotos dos serviços realizados e mencioná-las nessas publicações. Outra forma de parceria que pode funcionar bem é publicar depoimentos positivos desses mesmos clientes na página.
Gere tráfego qualificado
É importante lembrar que o objetivo da empresa nas redes sociais não é simplesmente conseguir um grande número de curtidas e seguidores, mas sim gerar tráfego qualificado para o seu site e conquistar novos clientes. Afinal, a meta da empresa sempre será o lucro, coisa que não se obtém apenas com um fã clube em redes sociais.
Cuide das suas landing pages
Seus anúncios nas mídias sociais deverão direcionar os interessados para páginas que apresentem os serviços da empresa de forma atraente e positiva, influenciando a decisão de compra ou contratação. Ao mesmo tempo, as landing pages devem oferecer conteúdo relevante, transmitindo maior confiabilidade para os possíveis clientes.
Mantenha suas páginas sempre atualizadas
Abandonar as redes sociais da empresa causará no cliente a impressão de que os negócios estão abandonados também. Por outro lado, postar a todo momento e ficar compartilhando a mesma informação inúmeras vezes pode aborrecer os curtidores e fazê-los desistir de acompanhar as publicações.
O ideal é encontrar o equilíbrio, postando em horários favoráveis, o que, aliás, é uma dúvida frequente entre os administradores de redes sociais. Essa questão é muito relativa, pois dependerá dos horários em que o seu público-alvo está mais presente nas redes sociais.
Em muitos casos, quando se lida com pessoas físicas, o período de maior alcance é o noturno.
No caso de empresas, a aposta pode ser nos horários comerciais, quando funcionários e outras empresas podem estar procurando por trabalhos terceirizados.
Procure levar em consideração que em muitas empresas, o acesso a redes sociais é bloqueado, por otimização de tempo de funcionários, porém, existem algumas que são essenciais na prática de comunicação das mesmas.
Por isso, entender a jornada do cliente e momento de compra, é uma etapa essencial para seu time de inside sales ou vendas.
Benefícios das mídias sociais para o seu negócio
Aliar as redes sociais às estratégias de marketing patrocinado pode trazer muitos benefícios para o seu empreendimento. Conheça alguns deles:
- Presença online: o Brasil está entre os países que mais utilizam redes sociais no dia a dia. A grande maioria dos consumidores pesquisam por produtos e serviços na internet antes de tomar a decisão de compra. Quando sua empresa é ativa nas redes sociais utilizadas pelos seus clientes ou possíveis clientes, você constrói uma presença online significativa e atraente para o seu público.
- Engajamento: torne o seu consumidor fã da sua marca! Assim, além de comprar os produtos, ele poderá deixar mensagens e avaliações positivas nas páginas da empresa, incentivando mais pessoas a comprar. Além disso, quando o consumidor compartilha os seus conteúdos em suas próprias mídias sociais ou recomenda a empresa para os amigos, ele acaba gerando engajamento e se torna um divulgador gratuito dos seus produtos ou serviços.
- Economia: existem ótimos recursos pagos para melhorar o alcance das suas publicações nas redes sociais. Ainda assim, investir em marketing através desses canais acaba sendo mais econômico para a empresa do que outras formas de anúncio pago, como a maioria das propostas de publicidade de outbound marketing.
- Relacionamento com o cliente: nas redes sociais é possível estabelecer uma comunicação mais direta com o consumidor. Mantenha os perfis e páginas da empresa sempre atualizados, não apenas postando novos conteúdos com determinada frequência, mas respondendo aos comentários dos seguidores, esclarecendo dúvidas e procurando ouvir as reclamações, críticas e elogios que os seus clientes possam ter.
A fórmula secreta mágica de divulgação em Redes Sociais
Embora não exista uma fórmula secreta para o sucesso, existem esforços que podem trazer excelentes avanços para o seu empreendimento. Unindo produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e estratégias de marketing realmente capazes de oferecer a informação pela qual o seu consumidor procura, é possível alcançar ótimos resultados.
Permita que as mídias sociais sejam suas aliadas para criar uma relação verdadeira com o seu público-alvo.
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