O Inbound Marketing conhecido como um dos canais de atração, é uma forma de abordagem onde o público tem a liberdade de chegar ao seu produto ou serviço sem sua empresa precisar “caçar” os leads por métodos inconvenientes que muitas vezes “espanta” o cliente, como uma ligação no meio de uma tarde qualquer, ou ofertas de parceria que muitas vezes são unilaterais.
O momento atual é de grande evolução, e te permite atrair pessoas que buscam comprar exatamente o que vai ajudá-las a sanar suas dores ou compreenderem melhor quais são os desafios que precisam ser superados.
A ideia do Inbound Marketing, ou marketing de atração, é levar a educação sobre suas soluções, sejam elas produtos ou serviços, trazendo assim uma conscientização nas tomadas de decisões dos prospects.
Nem sempre você saber que “tal tênis é ótimo para quem tem joelhos irregulares” ou ” se aquela pomada, serve especificamente para ajudar em determinado processo”.
Como estratégia de Inbound Marketing pode contribuir no relacionamento da sua marca?
O objetivo do Inbound Marketing têm como pilar fundamental relacionar-se com pessoas de maneira espontânea e educativa, sem pressão e oferecendo embasamento para a tomada de decisões futuras ou mesmo um crescimento do reconhecimento de marca.
A estratégia é fornecer materiais alinhados ao que o consumidor busca no momento que ele precisa entender sobre o problema ou as soluções para suas dores e isso traz uma possibilidade de converter visitantes em leads.
A partir de um plano estratégico, você desenvolve mais um canal de atração de clientes ou prospectos para sua empresa, além de gerar possibilidades com informações na decisão de compra da audiência.
Conheça agora as 5 fases do funil no Inbound Marketing.
Atração: é o primeiro estágio do Inbound Marketing, nessa etapa o tráfego que é atraído para seu site ou blog, muitas vezes ainda não têm ideia de que possui uma dor e se possui, não compreende ela como sendo um fardo a ser solucionado.
Muitos conteúdos nesta etapa, são construídos com finalidades mais rasas e informativas.
Relacionamento: é nesta etapa que “vendemos nosso peixe”, são os famosos e-mails de relacionamento, onde levamos novidades, curiosidades, conhecimento e muito mais.
Aqui, devemos nos atentar para não sermos chatos ou virarmos os famosos SPAM. Veja, o mundo digital é uma extensão do real, só devemos traduzir de forma clara as ações.
Tá, mas o que quero dizer com isso: Se eu chegar num bar, ver você sentada numa mesa tomando algo, e eu sento e te peço em casamento, a resposta provável que irá me dar é: “- Quem é você e… ÓBVIO QUE NÃO”.
Porém, ainda seguindo a ideia do bar, eu flerto e vejo que há alguma conexão, me aproximo, pago uma porção de fritas, faço uma piada que cole, e começamos a nos conhecer, desenvolver laços, é provável que no médio/longo prazo, possa pintar algo mais sério.
É assim também no marketing de relacionamento, ou Inbound Marketing.
Conversão (Lead): nessa fase o visitante pode deixar de ser apenas um passante e pode deixar seu contato, pois de fato compreendeu que possui uma dificuldade e tem interesse de entender um pouco mais sobre como resolvê-la. Quando ele toma esta ação, chamamos essa troca de material por dados de contato: aquisição de lead. Com essa ação, de voluntariamente deixar algum canal de relacionamento, ele abre a possibilidade para se relacionar com a sua empresa.
- Lead: é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o produto ou serviço de uma marca.
- Hot Lead: É um lead que já reconhece que tem um problema a ser resolvido, que já foi educado e sabe o caminho a seguir e está pronto para sua solução.
- Warm Lead: Ou Lead morno… É aquele visitante que reconhece que possui um problema, mas ainda está sondando como resolver ou se vai resolver.
- Cold Lead:Ás vezes sabe que têm um problema a ser resolvido, e talvez considera resolver, mas não agora e nem acredita ser algo urgente.
Vendas: após uma jornada com etapas definidas, o processo de venda é o propósito de todo trabalho que o marketing possui em comunhão com vendas, afinal, o marketing atrai e vendas fecha.
A grande vantagem no Inbound Marketing é que a jornada do cliente têm previsibilidade com métricas de mensuração, e pode ser construído em conexão com um time de vendas internas, ou, inside salles.
Análise e Otimização: é uma etapa do processo e uma das mais importantes ações no Inbound Marketing porque aqui você tem uma grande quantidade de informações, proporcionando um diagnóstico exato dos resultados e assim desenvolver o que deu certo e alinhar o que deu errado na próxima jornada.
Esses foram os cinco elementos principais para uma metodologia prática de marketing digital.
Um dos principais argumentos para manter uma estratégia como essas é uma constância de crescimento, obviamente atrelada a uma melhoria significativa do ranqueamento de páginas de sua empresa nos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e outros, além de ser algo complementar aos materiais de comunicação de sua empresa.
Obviamente que todo o empreendedor busca retorno de investimento, que em geral está atrelado ao aumento das vendas, sendo assim, a aplicação de um processo de inbound marketing seria algo a ser considerado com uma maturidade de médio/longo prazo.
Assim como ensinar uma criança não é feito do dia pra noite, ranquear nos mecanismos de busca, levar conhecimento de qualidade e traçar uma recorrência de captação de leads, não pode ser considerado como uma estratégia de aquisição imediata.
É importante considerar bons profissionais e uma estratégia que contemple 360º das ações.
Entenda o que seu prospecto anseia ou busca na web e cuide para que o seu produto ou serviço trate de solucionar as principais questões, desse modo o visitante irá por si mesmo próprio enviar o contato, mudando o sentido da abordagem que ao invés de ativa, da qual você liga ou envia e-mail, para passiva que é quando ele entra em contato para pedir sua ajuda (em linguagem de marketing digital, fará a “levantada de mão”).
Sendo assim, seu processo de atração se estrutura, com uma equipe comercial alinhada e um ranqueamento sustentável em seus canais.
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