Uma forma tradicional de fazer publicidade, difundida em todos os rincões do nosso país, é a utilização de folheto, flyer e panfleto.
Todas estas formas têm em comum o fato de serem mídias impressas e que, portanto, precisam do manuseio físico. Isso é um problema?
Depende, se você sabe onde encontrar o seu público, conhece seus hábitos e o que interessa a eles o flyer pode ser um veículo, contudo, deve-se sempre ter em mente que sua efetividade é baixa a maioria das pesquisas um número entre 3% e 5% como a taxa de retorno, isso significa que de cada 100 panfletos distribuídos 4 contatos serão conseguidos.
Podem ser interessantes para aplicações tais como: ações promocionais (por exemplo, pizza de bairro), lançamento de pequeno negócio (por exemplo, um novo cabeleireiro no bairro, um novo hortifruti). Devido ao fato de ser acessível (preço, facilidade de confecção, etc.), e, bem aceito pelo público, está ao alcance de empresas de qualquer porte.
E o impulsionamento?
Primeiramente devemos estabelecer que o objetivo do impulsionamento é obter engajamento e alcance. O impulsionamento ocorre nas redes sociais (tipicamente Facebook, Instagram)e representa o aumento de alcance obtido por uma publicação na página da empresa. Como o alcance gratuito é limitado, torna-se primordial a utilização de técnicas de impulsionamento para aumentar o impacto junto ao público-alvo. Em outras palavras, busca-se impactar um número de usuários muito mais expressivo do que está disponível gratuitamente.
O impulsionamento combinado com a segmentação possibilita um incremento notável do engajamento até mesmo gerando leads e conversões. Se você está buscando mais reações, comentários e compartilhamentos nas suas publicações, o impulsionamento é certamente a opção mais prática. Deste modo a utilização de impulsionamento deve ser um recurso importante em sua estratégia de atuação nas redes sociais.
Impulsionar ou distribuir flyer?
Como visto, são duas ferramentas ao alcance da área de marketing que, dependendo da aplicação, encaixarão na necessidade de forma mais efetiva.
Onde o acesso a algumas soluções tecnológicas não está disponível os anúncios tradicionais e os flyers ajudam bastante, mas não é só esse o caso, por exemplo, em uma cidade média ou grande distribuir os flyers em portarias de prédios e entradas de condomínios é uma opção para pizzarias, farmácias de bairro, cabeleireiros, etc.
Se você vai lançar mão do flyer em uma campanha observe os seguintes aspectos:
- Invista tempo no planejamento do flyer observando a mensagem que deverá ser passada;
- Considere no planejamento do flyer o público alvo a ser alcançado;
- Defina muito bem os locais onde serão distribuídos os flyers tendo em conta onde há mais probabilidade de encontrar o público alvo definido;
- Lembrando que você está buscando contato com seu público alvo, deixe em destaque uma chamada de retorno;
- Premie os clientes que se dispõem a fornecer nome e telefone preenchendo um “voucher” com o sorteio de algum brinde;
- Deixe uma urna para recolhimento dos “voucher” próximo ao local de distribuição;
- Ao final da distribuição recolha os “voucher” e monte uma lista com nome e telefone para contato e possível obtenção de mais informações, tais quais endereço, e-mail, etc.
Por outro lado, se o seu público alvo está nas redes sociais e você está em busca de maior engajamento e incremento de tráfego disponibilizando um realce do visual para o nicho de clientes mapeado e qualificado qualificado por seu planejamento estratégico, possibilitando o acesso fácil ao conteúdo e uma busca por maior número de vendas, o impulsionamento é a ferramenta mais adequada.
Seja de flyer ou panfleto, tem que levar em consideração a melhor estratégia para pulverizar o conteúdo, sendo no método tradicional ou no digital, todos os meios levam no mesmo objetivo.