Minimizando as surpresas (Feedback)
O instrumento (remédio) mais adequado para combater a surpresa na perda de bons profissionais, nestes casos, é o feedback. Esse é um instrumento, muitas vezes negligenciado nas empresas que, no entanto, se bem estruturado é extremamente eficaz.
Espanta e gera incredulidade como “um momento de troca de impressões entre profissionais que trabalham em equipe” pode ser efetivo? É nesses momentos que há, normalmente, uma abertura e onde as pessoas revelam suas motivações, o que as está incomodando, revela os sonhos de carreira de cada um, as expectativas em relação ao reconhecimento da empresa e, muitas vezes aspectos pessoais que poderão ajudar a compreender determinadas atitudes, por exemplo, uma separação, a perda de um ente querido, etc.
Conceito
O que as pessoas buscam quando se candidatam a um emprego?
Numa primeira análise, o fato de passar a receber um pagamento mensal pode parecer a principal motivação para a busca por emprego, entretanto, isso é verdade para as pessoas de primeiro emprego, ou que estão desempregadas há algum tempo.
Para profissionais estabelecidos na carreira, essa, em geral, não é a motivação principal. O que motiva essas pessoas então? Vários são as razões que levam um bom profissional a sair de um emprego onde está estabelecido para outro onde enfrentará grande dose de incerteza.
Quais os fatores que conduzem-no a empreender essa caminhada? Enfrentar um tal desafio?
Uma posição almejada e não alcançada gerando frustração nos planos de crescimento do profissional, por exemplo.
Outros motivos para a situação descrita? Imaginar que para onde está indo terá uma política mais agressiva de atração de talentos, um melhor clima organizacional, mais positivo, a oferta de uma posição de liderança, como podemos verificar são muitas as possibilidades, a pergunta então é: há um remédio para combater esse mal?
Qual o efeito do feedback na empresa?
Como visto, de um processo bem desenhado de feedback pode-se tomar decisões pró-ativas no sentido de evitar a perda de bons profissionais para a concorrência. Como?
Na medida em que você consegue saber através do processo formal (ou mesmo informal) de feedback as carências de um determinado funcionário, por exemplo, o clima no ambiente de trabalho, o que as incomoda e o gestor tem a chance de mudar essa realidade ou, se não houver solução, ter ciência de que esse é um ponto que pode contar contra a empresa em uma eventual decisão do empregado.
Outro caso, quando o funcionário reclama que tem dificuldade para realizar uma determinada tarefa, o gestor pode providenciar um treinamento para suprir essa deficiência.
Concluindo: Qual a função do feedback na empresa?
O desenvolvimento é parte importante para manter profissionais atualizados e motivados e, por mais simples que seja, é uma das principais ferramentas para retenção profissional, ajudando a reforçar comportamentos possibilitando a identificação de pontos de melhoria.
A obtenção de melhores resultados é o objetivo final de toda empresa e com profissionais bem preparados e engajados, os resultados serão consequência do esforço corporativo no gerenciamento do capital humano em geral e, em particular, nos resultados das ações executadas a partir dos resultados do processo de feedback.
Obter informações dos colaboradores que conduzem a um clima organizacional positivo possibilita a diminuição dos problemas de saúde, as faltas e os atrasos contribuindo para o aumento da produtividade geral.
A comunicação direta e aberta em conjunto com as avaliações de desempenho contribuem para o engajamento geral, para a confiança no trabalho em equipe, o compartilhamento de informações e de conhecimentos e habilidades propiciando um bom clima organizacional e um bom ambiente de trabalho que naturalmente terá como consequência o atingimento de metas e alcance de objetivos.
Marketing Digital
No marketing digital, a transparência das informações sobre os serviços prestados é muito importante, nós da Sea-Ads prezamos muito pelo feedback para os nossos clientes, como um portal de transparência para a gestão de trafego e também passamos os reports semanalmente sobre o andamento de cada serviço, com uma comunicação direta e eficaz.