Sabemos que o google consolidou-se como uma excelente ferramenta de vendas e de exposição de marcas e empresas na internet (provavelmente a melhor e mais completa).
Mas para a implementação das estratégias de marketing digital é fundamental saber o que é mais ou menos efetivo para atingir os objetivos propostos, para instrumentalizar o processo foi criado em 2006, o Google Trends (trends significa tendências, em inglês) como ferramenta gratuita para acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.
Partindo do fato de que o google detém uma quantidade astronômica de dados em suas bases, o Google Trends reuniu estas bases de dados com o fim de proporcionar aos pesquisadores e operacionalizadores do marketing digital o conhecimento acerca de quais temas relacionados à uma pesquisa, tópico ou palavra-chave os demais usuários da rede estão buscando além de outros insights. Os resultados das pesquisas são categorizados e conecta-os a um tópico, associados a artes e entretenimento, finanças, jogos, administração, matemática ou latim, etc., a partir daí possibilita a busca por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”, fazendo uso das categorias criadas e das palavras-chave escolhidas pelo usuário. Outra possibilidade é a de pesquisa por critérios de local (país, estado, cidade, etc.) e tempo (últimas 5 horas, último dia, última semana, por exemplo).
Para a exploração de dados no marketing digital deve-se utilizar o Google Trends?
Claro. O Google Trends é fundamental para o desenvolvimento dos planos e estratégias destes profissionais porque possibilita o aumento de efetividade de sua atuação, bem com correções serem feitas ao longo do processo de venda ou de divulgação de marca, ou qualquer outro ligado ao uso dos recursos da internet com o fim de promover uma empresa ou marca.
Uma das grandes dificuldades das empresas que adotam o marketing digital é a produção de conteúdo que produza engajamento, que é o fim que se busca. A função do Google Trends é orientar a direção na qual se deve investir para conseguir este engajamento. Isso é conseguido pela utilização das palavras-chave mais pesquisadas fornecendo e reforçando ideias para novos conteúdos nas páginas que buscam capturar esta audiência. Quando utiliza-se as informações das pesquisas do Google Trends aumenta-se em muito a probabilidade dos materiais e artigos produzidos tornam-se mais efetivos pela utilização de determinados termos que passaram a gerar mais interesse na internet identificados pela ferramenta.
Resumindo, o Google Trends possibilita identificar tendências, comparar termos a serem adotados nos materiais a serem produzidos, bem como a que públicos melhor se adequarão utilizando como critérios de escolha o local (país, estado, cidade, etc.), tempo (horários e dias mais efetivos para obtenção de resultados), segmento escolhido (entretenimento, esportes, política, etc.) ou ainda em que tipo de busca queremos relevância (imagem, notícias, youTube, etc.).
Como funciona o Google Trends?
- Ao acessar o site trends.google.com.br, utilize a barra de pesquisa e digite o termo desejado no campo de busca;
- Verifique se o termo e os dado apresentados estão corretos;
- Assim que aparecer as informações, use a ferramenta para obter as comparações;
- Pronto, sua pesquisa esta completa.
Curiosidade
O Google divulgou as principais buscas no site em 2022 e são elas:
- Copa do Mundo 2022;
- Eleições 2022;
- Guerra entre a Russia e Ucrânia;
- Morte da rainha Elizabeth II;
- Protestos dos caminhoneiros;
- Os candidatos a presidentes como Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet.
Entre outros tópicos sendo destacados como acontecimentos, personalidades, bucas do ano.
Para finalizar, o Google Trends complementa o conjunto de ferramentas disponibilizadas pelo google para a obtenção dos melhores resultados dos seus usuários na atuação comercial ou institucional na rede internet.
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Um grande abraço.