Poder atingir um público muito maior quando comparado a um estabelecimento físico, é um dos principais benefícios em se ter um ecommerce. Mas acredite, a vantagem em ter uma loja que pode ser vista de qualquer lugar do mundo, só irá te ajudar se você realmente conseguir chegar até o público correto.
Pensando nisso, fizemos esse artigo para te mostrar um pouco sobre as melhores práticas que podem ser aplicadas com o Google Ads no seu ecommerce.
Por que usar o Google Ads para alavancar as vendas do comércio eletrônico?
Inicialmente, para quem nunca utilizou ou sequer conhece o Google Ads, surge a dúvida: “será que realmente vale a pena?”. Bem, estamos falando de anúncios, e sabemos que em qualquer tipo de promoção de marca, é necessário investimentos para que se obtenha o retorno desejado.
Em um passado não muito distante, onde a internet não era tão crucial como é atualmente, as empresas investiam muito em publicidade, vinculando anúncios em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádio. Hoje também são feitos muitos investimentos na área, porém, esse formato mudou.
Nos últimos anos, o ecommerce se mostrou e vem se mostrando como uma potência quando falamos de bons resultados.
Os números positivos do ecommerce no Brasil estão fazendo com que mais empreendedores invistam ou migrem para um formato de loja virtual, isso automaticamente gera uma disputa pelo espaço na internet. Sim! Existe uma disputa para ver quem consegue aparecer mais na rede.
Por isso, é tão importante saber destacar a sua marca no lugar certo, para o público certo e no momento correto! Ter um produto bem visto, preço competitivo e qualidade, já não é mais o suficiente no mundo atual.
Sendo assim, é de extrema importância que o seu ecommerce seja anunciado no Google Ads. Dentro dele você pode criar inúmeras campanhas, exibindo ofertas do seu negócio dentro dos mais variados canais do Google.
Abaixo, separamos alguns tipos de campanhas que podem ser criadas para o seu ecommerce:
Campanha Institucional da Marca
Nesse tipo de campanha, serão utilizadas palavras-chave que fazem sentido ao seu ecommerce, isso irá fortalecer bastante a sua presença no mercado.
Esse é um tipo de campanha muito importante e não deve ser negligenciada, principalmente quando estamos falando sobre um comércio virtual.
Essa campanha irá dificultar a fuga de atenção dos usuários para outras empresas. A intenção aqui é ser relevante o suficiente para deixar o usuário dentro do seu negócio e não buscar outros.
E mesmo que façam isso, elas acabarão pagando um valor muito alto no clique (CPC) e dificilmente conseguirão ficar melhor posicionadas que o seu anúncio.
Contrapondo ao resultado orgânico, os anúncios gerados por esse tipo de campanha podem ser personalizados de forma a deixá-los mais atrativos, além de permitir direcionamento do usuário para a página mais relevante do seu negócio virtual.
Uma vantagem muito importante é o fato do custo por clique pago por você, ser inferior ao valor pago pelos seus concorrentes. Podendo assim, obter maiores possibilidades de retorno para a sua empresa.
Campanha Google Shopping
Se você quer promover seus produtos e aumentar as visitas em sua loja virtual, as campanhas no Google Shopping são muito recomendadas.
Nessa campanha conseguimos atingir o usuário que já tem bem definido a sua compra e está apenas pesquisando as melhores ofertas para realizar a ação da compra.
O Google Ads irá gerar os anúncios de maneira automática, em seguida exibirá todos eles nas buscas convencionais e também no Google Shopping. Tudo isso terá como base as informações fornecidas ao Google Merchant Center.
Por isso a importância em manter o seu catálogo de produtos sempre atualizado e com tudo cadastrado corretamente.
Com os anúncios dentro do Google Shopping, você irá mostrar ao consumidor uma imagem, o preço e o nome da sua loja.
Sendo assim, o visitante que chega a sua loja online por esses anúncios, saberá exatamente o que irá encontrar, aumentando as chances dele realizar a compra.
Em geral, campanhas no Google Shopping geram maiores taxas de conversão e um retorno maior do que anúncios de texto.
Além disso, ele facilita o gerenciamento das campanhas, escolhendo automaticamente as palavras-chave tendo como base as características dos seus produtos.
Essa campanha oferece uma presença mais ampla na internet, pois permite que mais de um de seus anúncios sejam exibidos para o usuário. Ou seja, se você não quiser mostrar todo o seu catálogo, apenas com uma configuração simples é possível escolher o que deseja vincular.
Campanha de Remarketing Dinâmico
Já reparou que após visitar alguma loja virtual, você continua a ver anúncios relacionados aos produtos que clicou dentro dos diferentes sites? Temos certeza que sim!
Isso acontece devido as campanhas de Remarketing Dinâmico, e você está na mira delas.
Esse tipo de campanha é uma das mais importantes para quem tem um negócio virtual, ela incentiva o consumidor que acessou seu site ou visualizou um produto, a concluir a compra.
Vale ressaltar que, para criar uma campanha de Remarketing Dinâmico, é preciso cadastrar os produtos e todas as suas informações no Google Merchant Center (GMC), via API ou XML, para que ele esteja sempre atualizado.
É necessário também adicionar as tags de Remarketing Dinâmico em todas as etapas do processo de compras: Home, Categoria dos Produtos, Carrinho de Compras e na Finalização da Compra. Elas serão as responsáveis por inserir os usuários em uma lista de remarketing, separando-os pelos códigos dos produtos e a etapa do funil em que estão.
Feito isso, o Google Ads combinará os produtos e desenvolverá anúncios com o layout personalizado, levando em consideração a popularidade e o conteúdo que o usuário visualizou no site.
A Campanha de Remarketing Dinâmico atinge a audiência certa na intensidade certa. Se o usuário apenas visualizou a página do produto, a frequência na qual ele verá os seus anúncios é menor do que, por exemplo, um cliente que abandonou um carrinho de compra.
Inclusive, a lista de remarketing composta por clientes que abandonaram o carrinho é a mais importante para quem possui um ecommerce.
Afinal, o usuário chegou a adicionar um produto em seu carrinho, mas não finalizou a compra. É recomendável aumentar o lance para ela, para que o anúncio seja exibido mais vezes para esse potencial cliente.
Campanha na Rede de Pesquisa para os seus principais produtos
Se você possui um ecommerce, já notou que apenas 20% de todos os seus produtos, é o que representa cerca de 80% da sua receita.
Pensando nisso, é legal criar uma campanha na Rede de Pesquisa para eles.
Essa campanha será focada aos usuários que ainda não decidiram exatamente o que comprar. Impactando-os com um produto de grande saída no seu negócio, aumentará as chances dele fazer a compra.
Anunciar os principais produtos do seu catálogo permite que eles sejam encontrados e trabalhem em momentos diferentes no funil de conversão.
Foque em buscas de meio de funil, assim você conseguirá ir alinhando os lances e a escolha de palavras, e lembre-se sempre de analisar o seu ROI.
Campanha DSA (Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa)
Uma vez criada, a campanha na Rede de Pesquisa precisa ser complementada com a Campanha DSA.
Essa outra irá abranger todos os produtos do seu ecommerce, criando anúncios automaticamente e utilizando os dados do seu site para isso. As palavras-chave dessa campanha são geralmente as palavras de cauda longa (long tail), ou seja, buscar mais específicas de até 3 palavras.
Assim, você não irá perder tanto tempo criando listas de palavras-chave para cada item do seu ecommerce. Isso traz uma enorme vantagem, levando em conta que você precisará focar apenas nos mais vendidos e utiliza a DSA para cobrir o restante dos itens.
Para que você não invista em um anúncio de um produto que esteja indisponível em sua loja virtual, a dica é negativar o termo que você utiliza em seu ecommerce para o que estiver fora de estoque.
PRONTO!
Agora você conhece as melhores campanhas do Google Ads para seu ecommerce.