As estratégias de marketing são aquelas que fazem com que a empresa possa aumentar a sua lucratividade garantindo que elas atinjam as metas de vendas propostas pela alta direção. Por sua vez, as estratégias de marketing digital são aquelas voltadas para o ambiente online.
O que é estratégia?
Antes de qualquer consideração a respeito do tema havemos de compreender o que é estratégia. De forma simples, estratégia é a definição de um caminho pelo qual será trilhada a evolução progressiva da organização na busca de seus objetivos e metas. É construída a partir da utilização de informações e meios que darão o adequado direcionamento para que os gestores possam definir como atingir os objetivos e as metas fixados pela empresa para que a organização mantenha a sua competitividade, seja ela no externo ou no digital.
Possibilita que as estratégias propostas atinjam um nível de segmentação muito mais assertivo na busca do seu público-alvo, permitindo criar campanhas focadas em mais de um público-alvo e com mais de um objetivo relacionado à marca e aos produtos/serviços.
O marketing digital possibilita a obtenção de informações dos clientes (público-alvo) através de pesquisa e enquetes online, identificando pontos para aprimorar produtos e serviços, criar e lançar novos produtos, obter novas ideias de produtos vindas diretamente do consumidor.
Além disso, torna possível a publicidade online, o envio de e-mail marketing, a utilização das redes sociais (facebook, instagram, tiktok entre outros) para incrementar as ofertas de seus produtos no mercado com o monitoramento dos resultados dessas ações.
Aliado a tudo isso temos um crescimento no poder de processamento dos computadores e da melhora da infraestrutura de internet abrindo um universo de possibilidades a serem explorados. Nesse contexto podemos dizer que há uma infinidade de maneiras de aplicar as estratégias de Marketing Digital, qualquer que seja a maneira escolhida, não há dúvida quanto a sua importância nas campanhas do marketing digital.
A internet permitiu que a segmentação ganhasse impulso sem precedentes visto que, atualmente, é possível utilizar como critérios de segmentação, não só a vertical de interesse como o local, a idade, o horário, e mais uma infinidade de critérios possibilitando alcançar público-alvo de forma cirúrgica. Mas não é só isso, trouxe uma combinação de baixo investimento com alto retorno adicionando visibilidade e a possibilidade de construção da imagem e da identidade da empresa, além de maiores oportunidades de conversão.
O objetivo fundamental das campanhas de marketing digital é mostrar a diferença dos seus produtos/serviços em relação aos concorrentes. Sabendo que as estratégias de marketing digital permitem, a partir perfil do seu consumidor ideal (persona), orientar a jornada de compra com o fim de criar campanhas que destaquem seus produtos/serviços dos de seus concorrentes estabelecendo estratégias que levem a este objetivo.
Estratégia boa é a estratégia definida
Antes de iniciarmos qualquer estratégia para as campanhas, devemos fazer um estudo profundo para avaliar o público e traçar uma jornada de compra para chegar no produto ou serviço.
Faz uma análise no brand persona e quais são as procuras atuais baseada no benchmark desse nicho de mercado e dessa maneira definir quais canais serão anúnciados e qual a metodologia em cada.
Considerações finais
O Marketing digital é um universo de possibilidades para chegada até o público, possui diversos canais de comunicação, seja ele pela mídias sociais, rede de pesquisa no google, rede de display e para aqueles que buscam no momento certo um determinado tipo de serviço ou produto, as estratégias de marketing bem definidas, geram mais assertividade nas campanhas.
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Um grande abraço!