O círculo de ouro é uma metodologia desenvolvida pelo especialista em liderança, autor inglês Simon Sinek cujo objetivo é fazer com que as empresas e seus líderes, não tenham apenas o dinheiro, o lucro como motivação para gerar impacto em seus negócios, através de provaveis questionamentos a seguir desse blog.
Algumas empresas seguem esse conceito de consicilar o interesse mutuo (empresa e colaboradores), como a Apple, Natura, entre outras.
Como assim?
Sinek argumenta que a inspiração é a mais poderosa e sustentável de impactar o negócio frente aos stakeholders.
Ao longo de sua pesquisa Sinek constatou que grande parte das lideranças de sucesso pensam e agem de forma semelhante, e o que é comum a todos é que sempre há um ou mais propósitos que os movem e é isso que os estimulam na busca de realização daquilo que acreditam.
Em seu livro sobre o circulo de ouro, Sinek compara as duas principais formas de influenciar o comportamento humano: manipulação e inspiração, e é a partir daí que ele defende ser a inspiração mais poderosa e sustentável das duas.
Sinek discute em seu livro a importância e o significado da liderança e dos propósitos dessa liderança para a obtenção do sucesso na vida e, em particular, nos negócios.
Arguindo que é fundamental que, para encontrar soluções para problemas globais, assumir riscos e, se necessário, ir contra o status quo.
A liderança é o segredo que pode inspirar uma empresa, um clube de futebol e até mesmo uma nação.
Para corroborar a sua tese, apresenta como exemplos Steve Jobs, Martin Luther King Jr, John F Kennedy que são lideranças que inspiraram as pessoas a sua volta .
Na tese de Simon Sinek ele baseia seu modelo em 3 camadas desenhadas em forma de três círculos concêntricos que devem orientar os líderes a pensar, agir e comunicar utilizando o sentido de dentro para fora, isto é, do círculo mais interior do modelo para o mais exterior.
Agindo de acordo com o descrito por Simon Sinek, as pessoas serão inspiradas por um senso de propósito dado pela liderança, seguindo-a e engajando-se nas tarefas necessárias à consecução dos objetivos propostos.
Como isso funciona?
A camada central, mais interna do Círculo de Ouro, representa o PORQUÊ? E esse PORQUÊ é onde está descrito o propósito da jornada que está sendo proposta, em geral associada a essas jornadas estão associados caminhos pedregosos, cheios de espinhos, dos quais a maioria das pessoas gostariam de ficar longe, todavia o propósito trazido pela liderança tem a função de fazer estas provações futuras sejam encaradas como um desafio pessoal a ser vencido.
A camada do meio, representa o COMO, e essa camada intermediária mostra o caminho a ser seguido, as estratégias que serão utilizadas para superar os obstáculos que certamente se apresentarão ao longo do caminho traçado para alcançar o sucesso motivado pelo(s) propósito(s) já determinado(s) no círculo central: PORQUÊ.
Finalmente, a camada externa o QUE, é a etapa mais simples de ser executada visto que trata, no caso de uma empresa, do que ela venderá ou que produto ou serviço implementará com vistas a alcançar o objetivo que agora é parte de toda organização.
O que nos ensina o Círculo de Ouro?
Quando se sabe o porquê, o propósito de uma empreitada e estamos convencidos de sua importância para cada membro da equipe e para a organização como um todo, as tarefas mais difíceis tornam-se mais leves de serem executadas e através dessa estratégia, podemos traçar algumas tomada de decisões fundamentais para o meio dos negócios e da vida.
Aqui na Sea-Ads aplicamos o circulo de ouro e você também aplica?
Ficou interessado nesse conceito? Gostaria de mais conteúdos semelhante a esse?
Um grande abraço!