Usar o certificado SSL vai muito além de promover apenas segurança ao seu site, ele oferece mais benefícios como, melhorar o seu ranqueamento nas buscas do Google e melhorar as análises de tráfego do seu endereço web.
O que é o Certificado SSL?
O certificado SSL (Secure Socket Layer) possibilita que você ofereça aos seus clientes um ambiente virtual seguro.
Toda a segurança só acontece devido a técnica de criptografia, é ela que protege codificando e decodificando através de chaves (uma pública e outra privada), toda troca de informações – enviadas e recebidas – na transferência de dados dentro do seu site.
Esses códigos são únicos para cada par de chaves, e assim, a informação criptografada com um tipo de chave, torna-se acessível apenas para quem possuir o outro tipo de chave correspondente.
Se você tem um site que faz armazenamento de dados de clientes, como número de documentos pessoais, é indispensável que tenha o certificado SSL para a sobrevivência da sua plataforma. Assim você conseguirá impedir a ação de criminosos na tentativa de roubar dados importantes dentro do seu site.
Outros benefícios do uso do certificado SSL:
Segurança de dados
Como explicamos acima, o principal motivo para o uso do certificado SSL é a segurança na troca de dados. Entretanto, o seu uso ajuda a evitar a prática de phishing.
O phishing é um método onde criminosos virtuais enviam emails para clientes, simulando uma comunicação legítima da empresa.
Geralmente eles incluem um link no email que irá guiar o cliente para os seus próprios sites (onde simulam o oficial) ou usam o próprio site da empresa como uma ponte para roubar as informações trocadas durante uma ação realizada.
Nesses casos, o SSL poderá ser útil para defender as duas partes, tanto o cliente quanto a empresa.
Transmitir confiança aos usuários
Com o passar dos anos e mais conhecimento da internet, muitos usuários já conseguem reconhecer os sinais visuais de um site seguro, além de saberem da importância do SSL. Um desses sinais é quando o site apresenta em seu endereço um “s” a mais no início, passando de http para https.
Outro sinal notável, é a presença de um símbolo de um cadeado, além da presença da cor verde na barra de endereços acompanhada por um selo de site seguro.
Tudo isso se comunica diretamente com o público e transmite respeito à privacidade e segurança com os dados de navegação de quem acessa o seu site.
Oferecer a opção de pagamento com cartões de crédito
Caso você tenha um ecommerce ou qualquer outro tipo de negócio que possibilita a forma de pagamento online, o certificado SSL é um recurso fundamental para que você consiga expandir as formas de pagamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Paypal, mais de 80% das pessoas que realizam compras online, utilizam cartões de crédito por ser uma forma mais segura, levando em conta que existe uma segurança atrelada ao seu uso, além da possibilidade de parcelamento da compra.
Atualmente, a maioria das operadoras de crédito pedem como pré-requisito o certificado SSL para oferecerem essa forma de pagamento.
Melhorar otimização do SEO
Existem diversos pontos que irão impactar no seu ranqueamento junto ao algoritmo do Google.
Em 2014 foi anunciado oficialmente que o certificado SSL era um fator de influência direta na posição que o seu site apareceria nas buscas da plataforma. Sendo assim, é essencial ter algumas precauções para que o seu site apareça nas buscas.
Um bom exemplo é não bloquear seu site da indexação através do arquivo robots.txt e permitir a indexação de páginas sempre que possível, evitando a tag noindex na sua estrutura.
Obter análises mais apuradas (Analytics)
Se o seu site não possui o “https” no endereço, saiba que você está perdendo dados sobre o tráfego recebido.
Acontece que, quando um site utilizando a navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, ferramentas de análise, por exemplo o Google Analytics, irá mostrá-lo como um acesso direto, em outras palavras, é como se o usuário digitasse o site na barra de endereços.
O fato é, sites “http” não conseguem receber dados de referência vindos de sites “https”. E para nossa tranquilidade, a situação inversa não pode ocorrer.
Sendo assim, se você utiliza o certificado SSL em seu site, terá a possibilidade de analisar os dados de referência sem se importar de onde esses visitantes estão vindo.
Praticidade e gratuidade na instalação
Em abril de 2016, surgiu o Let’s Encrypt. Trata-se de uma autoridade de certificação que democratizou o uso do certificado SSL.
Eles promovem gratuitamente certificados de criptografia open source através de um processo automatizado, eliminando complexidades dos processos de criação, validação, instalação e renovação de certificados para sites seguros.
Atualmente é utilizado por milhões de sites em todas as partes do planeta, sendo amparado por gigantes do mercado como Facebook, Cisco e Mozilla.
Com esses avanços, muitas empresas de hospedagem de sites começaram a oferecer de forma mais acessível o certificado SSL.
Abaixo listamos algumas características do modelo Let’s Encrypt:
- Um software livre que pode ser instalado em todos os domínios;
- Instalação facilitada via painel de controle;
- Renovação automática;
- Utiliza altos padrões de segurança em sua criptografia;
- Funciona sem a necessidade de IP dedicado;
- É compatível com os principais navegadores do mercado.
Por fim, use tecnologias que promovem a segurança do seu website, isso irá reforçar a confiança com o público e trazer inúmeras vantagens para o seu negócio.