Resumindo o conceito de “brand persona”.
Como um símbolo que representa a empresa, carrega em seu bojo a missão, visão e os valores característicos da marca, objetiva padronizar a linguagem e a mensagem a ser transmitida quer seja para os colaboradores (fazendo-os entender a empresa), quer seja para os canais de comunicação da própria empresa, ajuda a gerenciar riscos a imagem, permite maximizar o posicionamento junto ao mercado,fidelizar e aumentar o engajamento dos clientes.
Resumindo o conceito de “buyer persona”.
Em resumo, é com a criação da “buyer persona” que o marketing digital cria formas únicas de comunicação, identificando corretamente o público-alvo objeto de campanhas e promoções, transformando estas comunicações em leads e vendas.
Para começar a pensar no conceito:
Vamos supor uma situação extrema para compreender estes dois conceitos.
Suponha que, por algum motivo, você está privado da visão, no entanto, seu trabalho é descrever o que está a sua volta, feche os olhos e tente descrever algo que está ao alcance de sua mão, isso o ajudará a compreender as dificuldades que você identificará na execução desse processo.
Feito esse exercício, imagine a posição do sujeito que tem como trabalho convencer, pessoas que ele não vê, com as quais não se relaciona rotineiramente, a comprar um produto ou serviço utilizando apenas os recursos possíveis de serem colocados em uma tela de computador ou smartphone.
Para tornar essa tarefa realizável é necessário que o profissional do marketing digital, responsável por essa atividade, idealizar a pessoa que estará fazendo o papel de comprador, é com esse objetivo que foi criado o conceito de “buyer persona”.
A ideia é construir um personagem idealizado com as características do cliente real e que se deseja alcançar. Isso cria a possibilidade de adequar as ferramentas e técnicas digitais disponíveis para alcançar este público.
Por que essa estratégia é utilizada?
A definição de “buyer persona” permite focar em um público definido e segmentado de acordo com um perfil sócio-comportamental ideal, restrito ou não a uma região geográfica, com os traços culturais próprios tornando sua busca assertiva e mais eficiente. Em outras palavras, o uso de “buyer persona” possibilita o incremento da probabilidade de realização de venda para o público definido pelo perfil criado.
Como é esse cliente ideal? Do que ele gosta? Você descobre isso traçando a buyer persona — é ela que deve ser a base para qualquer ação que sua equipe implementar e que vai mostrar a eficácia de cada uma delas.
Qual a linguagem utilizar para obter eco junto ao perfil definido? Utilizar texto, foto ou vídeo na abordagem? Todas estas definições e outras mais sairão para atender ao gosto, as idiossincrasias identificadas no perfil da “buyer
persona”. Quanto mais próximo do perfil do consumidor real for o perfil definido para a “buyer persona”, maior a probabilidade de sucesso da campanha.
E o “brand persona” a que se refere?
Muito bem. Na mesma proporção em que a “buyer persona” refere-se ao cliente, a “brand persona” alude a marca. É uma referência direta ao negócio.
As marcas necessitam ter uma identificação fácil e única, em outras palavras, uma cara. Alguns símbolos que as identifiquem à primeira olhada, que as represente, distinguindo-as das demais marcas, principalmente dos concorrentes. Nesse contexto, o papel do “brand persona” é ser um destes símbolos, um personagem que representa os diferenciais de uma marca, seus valores, a linguagem e o “estilo” da mesma.
Conclusão:
A importância dessa definição é muito importante, enquanto a buyer persona fala do cliente, a brand persona tem como base a marca.
Assim como definir a persona adequada, vai trazer a possibilidade de conhecer o perfil do seu publico o que ajuda a direcionar a estratégia de marketing para as ações necessarias para o segmento selecionado.
Disponibilizamos um gerador de persona no link abaixo: