Uma das grandes fontes de desventura para os que se aventuram no mundo das vendas empresariais é achar que vender produto e vender serviço é a mesma coisa. Iniciaremos essa postagem tratando da diferença entre estas duas tarefas e mostrando que são coisas bem diferentes e como vincular com serviços que possam ser vendidos no google.
Primeiramente, o produto é físico, tangível, algo que o consumidor vê, pode pegar, pode cheirar, sentir a aspereza ou a lisura, enfim, é algo que “existe”, o consumidor compra e recebe.
Por exemplo, uma calça, um tênis, uma caixa de chocolate, etc., enquanto serviço é algo intangível, “não existe por si só”, precisa que alguém aceite-o como algo pelo qual se deva pagar, por exemplo, um site, um conserto realizado por um encanador, ou ainda um show pelo qual se pagou um ingresso com preço salgado.
Em outras palavras, um serviço exige que haja implicitamente uma confiança por parte do consumidor sobre a capacidade de execução e entrega do fornecedor. Indo além, não só a capacidade de execução e entrega, mas que essa entrega atenderá a expectativa de qualidade do consumidor um critério, no mínimo impreciso, em muitos casos nebuloso.
Toda essa argumentação pode dar a impressão que uma loja de roupas, por exemplo, venderá com mais facilidade no google (é só vender!), enquanto quem oferece serviço terá mais dificuldades para realizar o mesmo intento. Mas, sabendo utilizar o google e seus recursos, um médico, ou engenheiro, advogado, eletricista ou cabeleireiro podem conseguir muitos clientes, mesmo no caso de um negócio com serviços locais.
Mas, afinal de contas, como vender serviço no google?
Existem alguns roteiros recomendados para quem inicia uma aventura nessa direção. Um desses roteiros reza que a primeira providência é a criação de uma Landing Page (uma página de web, focado na ação para vendas) que espelha a qualidade do serviço proposto, trazendo explicações detalhadas e apresentando os diferenciais em relação a seus concorrentes. Nessa Landing Page exponha uma proposta de valor que aposte na sedução ou na escassez ou apresente provas sociais que imprima uma aura de confiança no serviço proposto. O objetivo de uma Landing Page é estimular o visitante a fazer contato e induzir a venda com gatilhos mentais.
Se sua empresa ainda não tem, crie um site. Lembre que esse recurso será sua identidade na WEB, não faça de qualquer jeito, invista tempo e dinheiro, afinal, você pretende obter o que uma força comercial cara e difícil de gerenciar faria. Contudo apenas elaborar um bom site não é suficiente, é preciso que o público alvo saiba que ele existe, nesse ponto entra o google, utilize-o para anunciar sua existência e de seus serviços. Utilize os canais de anúncio e outros recursos do google tais como: a rede de pesquisa, rede de display, Youtube, os aplicativos e etc.
Tomadas todas essas providências, agora chegou o momento de criar a campanha, novamente chamamos atenção para o fato que não se deve criar a campanha e colocar para “rodar” sem a monitorar nos mínimos detalhes, os resultados aparecerão na medida em que você otimizá-la, isso exige análise e tempo, não se faz do dia para a noite. No processo de otimização o acerto em relação às boas palavras-chave é fundamental equilibrando-as com as palavras negativas evitando aparecer em pesquisas indesejadas.
Estude e observe a utilização dos diversos tipos de palavras-chave.
Em um negócio local você pode vir a dominar o topo da lista, investindo pouco, para isso é necessário saber segmentar da forma correta.
Aqui na Sea-Ads fazemos toda a estruturação para a sua empresa crescer no digital, trazendo toda essa inteligência de mercado para o crescimento nas vendas na internet não somente pelo google, mas em outras plataformas e utilizamos todos esses recursos que mencionamos no artigo de hoje.
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