Se você precisa de uma ferramenta que lhe ajude a melhorar seu desempenho nas vendas pelo google,que proporcione integração com outros serviços do Google, com facilidade para configurar e possibilidade de monitorar e analisar sites e aplicativos, identificando os mais utilizados pelo Brasil e pelo mundo, o Google Analytics é esta ferramenta.
É a ferramenta mais utilizada no mundo com esse fim. Com o Google Analytics é possível monitorar também o perfil dos usuários do seu site, que páginas foram mais acessadas, o número de conversões, que tipo de dispositivos a está acessando e a partir de que cidades vem os acessos e muitos outros dados.
A operacionalização de estratégias de marketing digital no google se beneficia sobremaneira quando temos condições de verificar passo a passo o que acontece com cada novo elemento incorporado aos anúncios e páginas, identificando os pontos fortes e os pontos fracos das técnicas empregadas na busca de conquista de engajamento, vendas ou de divulgação, obtendo feedbacks quanto a parametrização das campanhas permitindo correções nos pontos fracos ou reforços nos pontos fortes. Sem esse tipo de informação é como dirigir com o parabrisas do carro obstaculizado por um pano preto, dirigir às cegas não é uma boa política!
O Google Analytics liberta o “motorista” do pano preto dando visibilidade para a estrada, mostra a direção e as condições do tempo a serem enfrentadas, permitindo que se possa dirigir com segurança. Dados sobre tráfego são obtidos facilmente utilizando o Google Analytics, como estão as visitas a sua página, de onde estão vindo os visitantes, que hora eles preferem acessar, etc., isso tudo pode ser obtido com informações em tempo real do que está acontecendo.
Google Analytics e o Marketing Digital
Para a implementação de estratégias de marketing digital torna-se cada vez mais imprescindível entender o melhor horário para suas ações no comando deste veículo, isso possibilita, além da programação, saber também o que NÃO fazer em alguns momentos. Uma informação extremamente relevante é a motivação para abandono de sua página, o Google Analytics auxilia na identificação dos motivos de abandono, analisar a taxa de rejeição e adotar medidas para conter a tendência identificada.
A multiplicidade de dispositivos utilizados pelos visitantes força a necessidade de conhecer como é a distribuição dos diversos tipos entre os seus visitantes, isso é fundamental para otimizar o acesso para os dispositivos identificados como sendo aqueles adotados majoritariamente pelos seus visitantes, por exemplo, se identifica-se que a maioria dos visitantes utiliza smartphone, é determinante que sua aplicação esteja o mais ajustada possível para este tipo de dispositivo visto que, se isso não ocorrer, o castigo é prejudicá-los nos resultados de busca o que impacta diretamente nos seus resultados.
Além de todas as informações que já elencamos e fornecidas pelo Google Analytics, outras mais sofisticadas também poderão ser adquiridas a partir da sua utilização, por exemplo, o tempo em que um usuário permanece no seu site e também a quantidade de vezes o acessa, é pouco? O número médio de páginas visitadas e a duração média da sessão, se isso tudo não bastasse, ele nos revela qual palavra-chave foi utilizada na busca que o conduziu à página.
Recursos do Google Analytics
- Integrações com produtos Google
- Busca no site
- Benchmark
- dashboard de imediato
- Parâmetros UTM
- Monitorar conversões
- Anotações
Passo a passo para configuração:
- Criar sua conta no Google Analytics
- Instalar o código de acompanhamento
- Utilizar o Google Tag Assistant para conferência da Tag
- Configurações da vista da propriedade e gerenciamento de usuários
- Criação das metas e configuração do módulo e-commerce
E por final, não se esqueça de integrar o seu Google Analytics e ativar o remarketing.
Concluindo, a adoção do Google Analytics como ferramenta de monitoração e análise é um determinante no sucesso da implementação de suas ações de marketing na rede, opção sem a qual o prejuízo se refletirá nas suas campanhas.