O que é onboarding?
Um dos maiores desafios para os gestores nas corporações atualmente é a gestão do capital humano. Na posição de liderança compreende-se o quanto é desafiador encontrar o profissional ideal para cada posição do time, a partir dessa constatação investe-se no processo de contratação desde a seleção até a introdução do profissional na empresa.
Essa fase do processo, a introdução do novo profissional na empresa, é uma atividade crítica e conhecida no jargão como onboarding (em tradução literal, embarcar) que, objetivamente, descreve a ação.
A área responsável pela contratação do novo colaborador, junto com o pessoal da gestão de pessoas, deverá ter um roteiro para recepção – um checklist do que fazer e como fazer. É importante que se observe os detalhes do novo relacionamento que haverá entre os antigos e o novo membro da equipe, explorando-os com o objetivo de facilitar a integração, tirando dúvidas, esclarecendo procedimentos, apresentando o “espírito” da empresa. O objetivo no final é reduzir o tempo que um novo colaborador leva para integrar-se plenamente na empresa.
O uso de tecnologia no processo pode ser um fator de aceleração do processo, a utilização de apresentações dos projetos em andamento onde o novo componente atuará, bem como vídeos que apresentem os projetos de forma mais efetiva são bons exemplos de como efetivamente introduzir as facilidades tecnológicas nesse ambiente.
O processo de onboarding auxilia no problema de turnover na medida em que minimiza frustrações que acontecem quando expectativas são frustradas, gerando mal estar, seja da equipe em relação ao novo componente, seja deste em relação ao ambiente percebido.
Outra abordagem que pode vir a se mostrar muito efetiva nesse processo é a utilização de um colaborador mais antigo, respeitado pela equipe e que conheça os projetos da área como mentor dessa nova pessoa. Algumas experiências mostram que funcionários que são assistidos por um mentor, se integram mais rapidamente e desempenham melhor suas tarefas. Além disso, essa mentoria desenvolve laços mais rápidos e efetivos com a equipe, engajando o novo colaborador com a empresa e aumentando a satisfação dos envolvidos, o que, na prática, se traduz em maior produtividade.
Detalhes que mostram ao novo contratado o nível de organização da empresa onde ele está sendo admitido são pontos importantes, por vezes, fundamentais, por exemplo, a estação de trabalho deverá estar liberada e pronta para ser ocupada, hoje é quase impossível a maior parte das atividades das empresas não serem feitas por computador, então deverá já estar criada o login/senha para acesso a rede e aos aplicativos que utilizará em seu trabalho e uma conta de e-mail disponível, estes são exemplos de tarefas simples que mostrarão ao novo colaborador que a empresa está contando com ele.
Um outro aspecto fundamental é apresentar os objetivos e as metas da empresa em geral e do setor onde ele atuará em particular, enfatizando os desafios a serem enfrentados para cumprimento dos marcos propostos pela alta administração.
Por fim, é essencial que algum membro da equipe dê um passeio com o novo componente da equipe pela empresa, apresentando as áreas e as demais equipes.
Onboarding de Marketing para empresas
O processo de onboarding quando se trata de Marketing, além de ser um termo de acolhimento da empresa junto a agência de marketing , também é um alinhamento de todas as estratégias que serão aplicadas durante o projeto e pode se determinadas com o ciclo de tempos e movimentos.
E nesse onboarding tem o intuito para que a empresa contratante conheça a equipe gestora daquele projeto e também faça a introdução da cultura da empresa, tipo de serviço e produto, estudo da persona.
Após todas as informações importantes abordadas nesse onboarding, será aplicado toda a cadência discutida por diante, até obter a meta definida.
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